Operação Paraná III vai mobilizar dois mil militares de 16 países no oeste do Paraná
Por Tribuna Foz dia em Notícias
Operação Paraná III vai mobilizar dois mil militares de 16 países no oeste do Paraná
A Operação Paraná III é um exercício de ajuda humanitária com a participação de exércitos do continente americano em um contexto simulado de desastres naturais
Entre os dias 12 e 18 de agosto, o Exército Brasileiro participará da Operação Paraná III, um exercício de ajuda humanitária que contará com tropas de exércitos do continente americano.
A atividade, que será realizada nos municípios do oeste paranaense de Medianeira, Missal e Santa Helena, será conduzida com uma simulação de desastres naturais. Nesse contexto, serão explorados casos hipotéticos com o emprego de um esforço internacional para proporcionar ajuda e proteção à população.
No ambiente hipotético de desastre natural, os casos simulados focarão no atendimento médico em hospital de campanha, resgate aeromóvel e fluvial, deslizamento com vítimas, ressuprimento em áreas de desastre, entre outros. Coordenam e executam a atividade o Comando de Operações Terrestres (COTER), o Comando Militar do Sul (CMS), a 5ª Divisão de Exército (5ª DE) e a 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada (15ª Bda Inf Mec). Estarão presentes também o Corpo de Bombeiros Militar e a Defesa Civil do Paraná.
Participarão do exercício, militares dos seguintes países: Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, Estados Unidos, Guatemala, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana e Uruguai.
Operação Paraná III
A Operação é uma das atividades previstas pela Conferência dos Exércitos Americanos (CEA), organização internacional que possui 23 exércitos membros, dois exércitos observadores, duas organizações militares observadoras e dois observadores especiais. A CEA é presidida pelo Exército Brasileiro (biênio 2022-2023) e tem como tema "A contribuição da Conferência dos Exércitos Americanos no processo de transformação e preparação do Exército do Futuro para a expansão da cooperação e da integração no enfrentamento dos desafios e das ameaças que podem afetar a segurança e a estabilidade do continente americano".
No ano passado, a primeira fase da operação foi realizada no município paranaense de Cascavel, e estiveram presentes, além do Brasil, 12 exércitos estrangeiros: Argentina, Chile, Colômbia, Espanha, Equador, EUA, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru e Uruguai.
Fonte: 5ª Divisão de Exercito