Parque Nacional do Iguaçu registra a maior visitação de outubro da história
Por Tribuna Foz dia em Notícias
Parque Nacional do Iguaçu registra a maior visitação de outubro da história
Com mais de 181 mil visitantes em outubro, o lar das Cataratas do Iguaçu supera o recorde de 2019 e segue em trajetória consistente de crescimento.
O Parque Nacional do Iguaçu, Patrimônio Mundial Natural que abriga as Cataratas do Iguaçu, uma das Sete Maravilhas Mundiais da Natureza, registrou 181.065 visitantes de 127 nacionalidades em outubro, o maior número para o mês em toda a história. O resultado representa um crescimento de 8,39% em relação ao mesmo período do ano passado e supera o recorde anterior, de 179.640 visitantes em outubro de 2019.
No acumulado do ano, o parque já recebeu 1.660.206 visitantes, alta de 9% em comparação com os 1.510.447 registrados entre janeiro e outubro de 2024.
Experiência, conservação e futuro
Para Mario Macedo Junior, CEO da Urbia+Cataratas, concessionária responsável pela gestão da visitação turística, o momento consolida o parque como referência global em turismo de natureza:
“Viver o Parque Nacional do Iguaçu é conectar pessoas à natureza de forma responsável. Estamos crescendo com qualidade, preservando o patrimônio natural e elevando a experiência turística a um novo patamar. Neste mês inauguramos o Espaço Usina, um resgate histórico e cultural que se soma às trilhas, à ciclovia e às nossas experiências em horários exclusivos. Seguimos comprometidos com inovação, conservação e com a missão de fazer deste lugar uma das melhores experiências naturais do mundo.”
Investimentos que transformam a visitação — O crescimento na visitação é um reflexo dos investimentos do parque. Novas trilhas, ciclovia pavimentada, experiências exclusivas como o Amanhecer, o Pôr do Sol e o Céu das Cataratas, além do serviço de bicicletas Bike Iguaçu, consolidam a unidade como referência mundial em turismo responsável.
O reconhecimento internacional também reforça o momento positivo: o parque recebeu o Travellers’ Choice — Best of the Best 2025, sendo avaliado pelos visitantes como a melhor atração do Brasil e da América Latina, e única representante brasileira no top 25 mundial do Tripadvisor.
Nacionalidades em Outubro no Parque Nacional do Iguaçu:
Os brasileiros lideraram o ranking de visitação em outubro de 2025, com 103.253 visitantes, seguidos pelos:
Argentinos – 33.088
Alemães – 6.381
Estadunidenses – 3.528
Paraguaios – 3.269
Espanhóis – 2.944
Franceses – 2.750
Peruanos – 2.191
Colombianos – 2.079
Uruguaios – 1.454
Orientações para a visita — O contato com a natureza conservada, de biodiversidade única, e a oportunidade de chegar perto de uma das Sete Maravilhas Mundiais da Natureza são alguns dos motivos que levam tantos visitantes ao Parque Nacional do Iguaçu. Para aproveitar melhor o passeio, recomenda-se garantir o ingresso antecipado pelo site www.cataratasdoiguacu.com.br, escolhendo dia e horário da visita.
O bilhete inclui o acesso à Trilha das Cataratas e mais seis trilhas. Por isso, roupas confortáveis, protetor solar e calçados fechados são recomendados. Além disso, também é fundamental seguir orientações de preservação: não alimentar animais, circular apenas por áreas demarcadas, não fumar e sempre descartar resíduos corretamente.
Sobre o Parque Nacional do Iguaçu — Administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e com visitação turística gerida pela concessionária Urbia Cataratas S.A., o Parque Nacional do Iguaçu é Patrimônio Mundial Natural da UNESCO e referência global em turismo sustentável. É considerado a principal atração do Brasil e da América Latina, de acordo com usuários do Tripadvisor no Prêmio Travellers’ Choice — Best of the Best 2025.
Espaço Usina, e autoridades, Pedro Menezes, do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Mario Macedo Junior e Marcel Skaf, da Urbia Cataratas: Divulgação Urbia+Catataras e Eagle Eye Company
Mais informações:
contato@catarataspni.com.br
www.cataratasdoiguacu.com.br
Fonte e Fotos: Urbia Cataratas — Parque Nacional do Iguaçu / Nilmar Fernando







