Cães policiais estagiários do BPFRON são efetivados no canil da PMPR
Por Tribuna Foz dia em Notícias
Dois cães policiais que estavam atuando no Pelotão de Operações com cães do BPFRON (Batalhão de Policia de Fronteira) em caráter de avaliação foram efetivados para comporem o quadro de cães da PMPR. A efetivação dos cães Ethan e Ollie ocorre após ambos passarem por diversos exames médicos e treinamento específico de acordo com as necessidades de emprego desses cães na unidade e agora estão aptos a integrarem de forma definitiva o quadro de cães policiais do BPFRON, a unidade especializada da Polícia Militar do Paraná que atua na interdição de drogas, armas de fogo, medicamentos, cigarros contrabandeados e demais produtos que são introduzidos de forma ilegal no país, através da faixa de fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai, regiões Oeste, Noroeste e Sudoeste do Estado.
O Pelotão de Operações com Cães do BPFRON é referência no emprego de operações com cães na região nas modalidades de busca e captura de pessoas em mata, detecção de drogas, armas e até de cigarros contrabandeados. Os sete cães que compõem hoje o canil do BPFRON - somados aos dois recém efetivados, são treinados diuturnamente dentro e fora da unidade policial e empregados nas mais diversas formas no trabalho diário em ações policiais, inclusive com uso de aeronave, embarcações e em patrulha em áreas de mata.
O reforço dos dois cães já trouxe resultados. Ambos localizaram drogas em várias ocorrências registradas pela unidade já no período de treinamento e foram responsáveis pela prisão de dezenas de indivíduos suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas.
Ethan foi cedido ao BPFRON pela Companhia de Operações com Cães da Polícia Militar do Paraná localizada em Curitiba/PR. Ollie vem de uma parceria entre o BPFRON e o IDESF – Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras que resultou na doação do cão ao batalhão.
Fotos: BPFRON