Cristina Kirchner passa por cirurgia de apendicite, diz jornal argentino
Por Tribuna Foz dia em Notícias
Cristina Kirchner passa por cirurgia de apendicite, diz jornal argentino
A ex-presidente da Argentina Cristina Kirchner, 72, passou por uma cirurgia de apendicite após ser internada às pressas no dia de ontem, sábado 20 de dezembro de 2025. As informações são da imprensa local.
O que aconteceu
Kirchner deu entrada no hospital com dor abdominais compatíveis a "apendicite aguda", segundo o jornal Clarin. A ex-presidente cumpre prisão domiciliar em Buenos Aires e teve autorização judicial para ser levado ao centro médico.
O hospital afirmou que a ex-presidente evolui sem complicações pós-operatórias. A nota foi enviada aos jornais argentinos e confirma a cirurgia. Não há mais informações sobre o estado de saúde.
Segundo o Clarín, apoiadores de Kirchner colocaram uma faixa com a frase "você nunca caminhará sozinha". Essa é a primeira vez desde junho, quando passou a cumprir prisão domiciliar, que a ex-presidente deixou seu apartamento.
Esta é a quarta cirurgia que Kirchner é submetida. Em 2021, ela passou por um procedimento para tratar um pólipo uterino. Em anos anteriores também fez a retirada da glândula tireoide —na época, também foi descartada a hipótese de câncer.
Condenada a seis anos de prisão por corrupção, a ex-presidente recebeu a visita de Lula em julho deste ano. A decisão em primeira instância a considerou culpada por contratos superfaturados e fraudes em licitações de obras públicas quando era presidente.
Na ocasião, Lula disse ter ficado feliz por ver Kirchner "com força e gana de luta". Nas redes sociais, o presidente afirmou ter uma amizade que vai além da relação institucional.
Fonte: Uol
