Deputado pede abertura de CPI do Sistema Carcerário do Paraná após denúncias de recebimento de propina do ex-diretor Francisco Caricati
Por Tribuna Foz dia em Notícias
Deputado pede abertura de CPI do Sistema Carcerário do Paraná após denúncias de recebimento de propina do ex-diretor Francisco Caricati
Requerimento foi protocolado na quarta (22/05/2024) após reportagens revelarem suspeita de esquema de propina entre traficante e cúpula do Departamento Penitenciário
O deputado estadual Renato Freitas (PT) protocolou no dia de ontem, quarta-feira 22 de maio de 2024, na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) um pedido de abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Sistema Carcerário estadual.
O requerimento foi apresentado após reportagens revelarem a suspeita de um esquema de corrupção envolvendo um dos maiores traficantes do Brasil e integrantes do Departamento de Polícia Penal do Estado do Paraná (Deppen-PR).
Conforme o requerimento, a comissão deve investigar "denúncias de corrupção no Departamento de Polícia Penal do Paraná (DEPPEN-PR), que impactam frontalmente na promoção e manutenção das graves violências de direitos humanos nas unidades prisionais do estado (amplamente conhecidas e noticiadas), e investigar no que, efetivamente, consistem as chamadas “alas especiais”.
Também segundo Freitas, a CPI deve apurar diversas denúncias envolvendo o Sistema Prisional que tratam de "má qualidade dos serviços básicos, como alimentação inadequada, até graves violações dos direitos dos detentos e familiares, além da utilização ineficaz dos recursos públicos".
"As condições precárias de infraestrutura e superlotação das prisões são reflexos diretos dessa gestão e afetam a dificuldade notória em reinserir egressos do sistema de forma a coibir a reincidência criminal", diz trecho do pedido.
O parlamentar agora precisa da assinatura de ao menos 17 deputados para que a comissão seja instalada. Conforme o site da Alep, outras sete CPIs aguardam instalação.
O G1 questionou o Deppen-PR sobre se o órgão vai se manifestar sobre o pedido do parlamentar e aguarda uma resposta.
Umas das denuncias seriam contra Ex-diretor Francisco Caricati teria recebido R$ 1 milhão em propina de traficante.
Fonte: G1