Deputados da ALEP se espelham em projeto da Vereadora Anice e aprovam homenagens às mulheres
Por Tribuna Foz dia em Notícias
A semana marcada pela comemoração do Dia Internacional da Mulher (8) começou com o avanço de propostas que tratam do reconhecimento e da defesa de pautas femininas na sessão da última segunda-feira (6), da Assembleia Legislativa do Paraná.
Se espelhando no Projeto de Lei 154/2013, de autoria da Vereadora Anice Gazzaoui, que institui o Prêmio "Mulher Destaque" de Foz do Iguaçu e com a sua aprovação, decreto-se a Lei Municipal 4.189, de 18/02/2014, a ALEP aprovou em primeira discussão a Resolução 2/2023, que institui uma homenagem a ser conferida anualmente pelo legislativo estadual a dez personalidades femininas de destaque na sociedade paranaense. A entrega fará parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher.
Funcionárias e servidoras que dedicaram seu trabalho à Assembleia serão as primeiras a receberem Prêmio Rosy de Macedo Pinheiro Lima. A premiação lembra a história da primeira deputada paranaense, Rosy de Macedo Pinheiro Lima (1914-2002). Ela se elegeu pela União Democrática Nacional (UDN) em 1947, nas primeiras eleições para a Assembleia Legislativa desde 1934. A atuação dela no parlamento teve ênfase na educação e na inclusão da mulher na ação pública. Depois dela, só nos anos 1980 a Assembleia voltou a ter uma deputada.