Europa pede prolongamento da trégua para encontrar "solução política"
Por Tribuna Foz dia em Notícias
Europa pede prolongamento da trégua para encontrar "solução política"
Chanceleres estão reunidos em Barcelona para discutir conito
O chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Josep Borrell, pediu nesta segunda-feira (2711/2023) o prolongamento da trégua na Faixa de Gaza, que termina terça-feira, com o objetivo de encontrar uma "solução política" para o conflito.
A trégua, que constitui "primeiro passo importante", deve ser prolongada e "tornar-se duradoura para que possamos trabalhar no sentido de uma solução política", afirmou Borrell no início de uma reunião do Fórum Regional da União para o Mediterrâneo (UpM), em Barcelona.
Jordânia
O ministro jordaniano dos Negócios Estrangeiros, Ayman Safadi, que também participa do encontro, disse que o trabalho para a solução de dois Estados deve começar para "garantir o fim dessa agressão brutal".
Fazem parte da UpM 43 países - os 27 da UE e mais 17 estados mediterrâneos da Europa, do Norte da África e do Oriente Médio, incluindo a Palestina, não reconhecido oficialmente como Estado por todos os restantes.
A UpM foi criada em 2008 e é herdeira da Conferência Euro-mediterrânea, fundada em 2015 e conhecida como "processo de Barcelona", tendo como objetivo fomentar a cooperação na região.
Fonte: Agência Brasil