Haxixe é encontrado em pacote com destinos os Estados Unidos
Por Tribuna Foz dia em Notícias

Haxixe é encontrado em pacote com destinos os Estados Unidos
No dia de ontem sexta-feira 09 de maio de 2025, o Poder Judiciário do Paraguai, do Departamento Jurisdicional de Ciudad Del Este realizou uma audiência preliminar para analisar provas referentes a uma investigação sobre o crime de tráfico internacional de drogas. A investigação foi solicitada pelo representante do Ministério Público do Paraguai, promotor antidrogas Elvio Aguilera Vázquez, para abrir, examinar e analisar dois pacotes apreendidos anteriormente. Os pacotes apreendidos tinham como destino a cidade de Miami, nos Estados Unidos e foram endereçados a um destinatário identificado como Jhonatan Hernández.
A investigação começou após um alerta das autoridades alfandegárias dos EUA, que detectaram maconha, do tipo de haxixe, em um pacote semelhante enviado do mesmo remetente no Paraguai. Diante das informações americanas, no dia 1º de abril de 2025, uma delegação do Ministério Público e da SENAD (Secretaria Nacional Antidrogas) chegou ao depósito da empresa SASPY S.A. (um tipo de correio paraguaio), localizado no centro de Ciudad del Este, onde apreendeu dois pacotes suspeitos.
Os dois pacotes suspeitos sendo uma do tipo caixa de papelão com a inscrição "The UPS Store" e a outra uma sacola plástica branca, ambos supostamente enviados por Marco Antonio, com destino ao Estados Unidos.
Durante a audiência realizada na manhã de ontem, sexta-feira (09/05/2025) no Tribunal Criminal de Presidente Franco, a caixa e a sacola foram abertas. No interior, foram encontrados brinquedos, sapatos e aparelhos eletrônicos, entre eles um par de botas que continha, sob as palmilhas, dois pacotes envoltos em fita transparente contendo um total de 523 gramas de haxixe. A audiência preliminar foi conduzida pela juíza Carina Frutos Recalde, com a presença do promotor Elvio Aguilera, do defensor público Rodrigo Cuevas e agentes da SENAD.
A substância foi submetida a uma análise primário no local, que apresentou resultado positivo para haxixe. Amostras foram posteriormente coletadas para análise laboratorial oficial no laboratório da SENAD por um especialista. As evidências foram embaladas, lacradas e entregues aos agentes antidrogas.
Por fim, em cumprimento à Lei 1340/88, a droga foi incinerada na presença das partes em um imóvel localizado no bairro Minga Guazú, sendo todo o fato devidamente documentado com ata e registro fotográfico.
Fonte e foto: CDE HOT