Município atendeu mais de 2.200 alunos da Rede Estadual com transporte escolar em 2022
Por Tribuna Foz dia em Notícias
Para solicitar o benefício, é necessário providenciar a documentação na secretaria do colégio e entregar presencialmente no Protocolo Geral da Prefeitura
A Secretaria Municipal da Educação encerrou 2022 com mais de 2.200 alunos da rede estadual de ensino de Foz do Iguaçu atendidos com o transporte escolar, tanto na área urbana como na área rural da cidade.
O município disponibiliza para estes alunos dois tipos de serviços: o passe escolar integral, destinado à utilização do transporte em linhas do transporte coletivo urbano, mantidas pela Viação Santa Clara; e três linhas próprias da Secretaria da Educação para os estudantes que residem nas áreas rurais. O atendimento é feito por meio de um convênio entre a Prefeitura e o Governo do Estado.
A rede estadual de ensino abrange alunos do Ensino Fundamental II (do 6º ao 9º ano) e Ensino Médio (1º, 2º e 3º ano). Para aqueles que utilizam o passe escolar, os cartões são automaticamente recarregados no início do ano letivo, em fevereiro, desde que toda a documentação esteja em dia.
Novos cartões
Já para os novos alunos que precisarão do auxílio, é necessário que os pais ou responsáveis providenciem a documentação junto à secretaria do colégio onde o estudante está matriculado. Os documentos deverão ser entregues presencialmente no Protocolo Geral da Prefeitura (Praça Getúlio Vargas, 280 – Centro).
Após a realização do protocolo, o aluno deverá comparecer na sede da VISAC (localizada na Rua Mem de Sá, 449 - ao lado do Terminal de Transporte Urbano), portando as cópias dos documentos protocolados e para fazer a foto para a confeccção do cartão.
Na sequência, é necessário enviar uma foto do comprovante de Protocolo Geral e do Cartão Estudante para o Whatsapp (45) 98401-6177, e aguardar o retorno do Serviço de Transporte Escolar. Não é necessário o comparecimento na Secretaria Municipal de Educação.
Área rural
Os alunos que residem no Alto da Boa Vista, Jardim Alvorada, Jardim Atlântis, Aparecidinha, Lote Grande, Jardim Três Fronteiras, Remanso Grande, Parque Nacional, Recanto Gaúcho, Aeroporto, Estrada Keller, Rua Iguaraçu, Arroio Dourado, Fazenda Amizade, Concienciologia, Av. Maria Bubiak e Rua Leonardo Otembra não precisam fazer o cartão, já que o município disponibiliza frota própria para este atendimento.
Rede municipal
A Secretaria da Educação também realiza o transporte – em ônibus próprios – de alunos da rede municipal matriculados nas escolas e Cmeis. Nestes ônibus, são atendidas as crianças a partir do Infantil 4, tendo o acompanhamento dos monitores no trajeto.
O município também atende com 10 linhas terceirizadas os alunos da educação especial matriculados na APAE, ACDD e Nosso Canto. Ao todo, 1.200 estudantes utilizaram os serviços no ano passado.
Fonte e Foto: PMFI