Operação descobre centro clandestino de mineração de criptomoedas em Hernandárias
Por Tribuna Foz dia em Notícias
Operação descobre centro clandestino de mineração de criptomoedas em Hernandárias
Uma operação policial no bairro Fátima, na cidade de Hernandarias, no Paraguai resultou na descoberta de um suposto centro clandestino de mineração de criptomoedas, alimentado por uma ligação elétrica ilegal. A operação foi realizada em cumprimento a um mandado expedido pelo juiz Nelson Ojeda Quintana, no âmbito de um caso de furto de energia elétrica.
Agentes da 5ª Comissária da Policia Nacional do Paraguai auxiliaram na operação, que foi conduzida pelo promotor Luis Fernando Escobar e por funcionários da Administração Nacional de Energia Elétrica (ANDE). Após a abertura do portão metálico da propriedade, os técnicos encontraram 16 máquinas de mineração escondidas em um depósito anexo a uma piscina, todas conectadas a um sistema elétrico ilegal, sem medidor.
Em outra área da propriedade, foram encontradas mais seis máquinas inoperantes, juntamente com medidores de fiação utilizados para o fornecimento de energia.
O local contava com quatro câmeras de vigilância, cujos chips de memória de 32 GB foram apreendidos. Caixas de papelão e um contrato de compra e venda de veículo particular também foram confiscados. A ANDE imediatamente cortou a ligação direta que alimentava as máquinas. Todos os equipamentos e documentos apreendidos foram enviados ao depósito do Ministério Público em Ciudad del Este, enquanto a fiação ilegal foi colocada sob custódia da empresa estatal de energia elétrica.
Como resultado da inspeção técnica, a ANDE determinou uma multa de Gs. 247.934.280 pelo uso ilegal de energia elétrica, de acordo com a legislação vigente.
Fonte: ahoracde.com
