Papa critica ideologias que impedem Igreja de ver realidade
Por Tribuna Foz dia em Notícias
Papa critica ideologias que impedem Igreja de ver realidade
Afirmação foi feita após permitir bênção a casais do mesmo sexo
Dias depois de uma declaração que permite a bênção de casais do mesmo sexo, condenada pelos conservadores, o papa Francisco fez uma advertência nesta quinta-feira (21/12/2023) contra posições ideológicas inflexíveis que podem impedir a Igreja de ver a realidade e seguir em frente.
Francisco, que completou 87 anos no domingo, fez seus comentários durante a tradicional saudação de Natal aos membros da Cúria, a administração central do Vaticano. Nos primeiros anos de seu papado, ele fez das saudações de Natal uma ocasião para críticas contundentes à burocracia, destacando o que, na época, chamou de suas "doenças" e "enfermidades".
Hoje, o papa mencionou o debate contínuo entre progressistas e conservadores 60 anos após o Concílio Vaticano 2, que introduziu a Igreja no mundo moderno. "Permaneçamos vigilantes contra posições ideológicas rígidas que, muitas vezes, sob o pretexto de boas intenções, nos separam da realidade e nos impedem de seguir em frente", disse ele.
"Em vez disso, somos chamados a partir e viajar, como os Magos, seguindo a luz que sempre deseja nos guiar, às vezes por caminhos inexplorados e novas estradas", afirmou.
Fonte: Agência Brasil