Policia Federal sedia encontro internacional sobre segurança pública em Foz do Iguaçu
Por Tribuna Foz dia em Notícias
Policia Federal sedia encontro internacional sobre segurança pública em Foz do Iguaçu
A Polícia Federal realizou a abertura do “Encontro regional sobre os novos desafios para a segurança pública na Argentina, Brasil, Paraguai e Estados Unidos da América para um hemisfério mais seguro”
No dia de ontem, terça-feira 13 de agosto de 2024, a Delegacia da Polícia Federal de Foz do Iguaçu/PR, foi sede do primeiro dia do encontro internacional entre Brasil, Argentina, Paraguai e Estados Unidos da América para tratar sobre segurança pública. O evento contou com a participação de autoridades do Comando Tripartite; do Superintendente Regional da Polícia Federal no Paraná, DPF Rivaldo Venâncio; do Chefe da Interpol no Paraná, DPF Ricardo Cubas César; e do Chefe da Delegacia de Polícia Federal em Foz do Iguaçu, DPF Marco Berzoini Smith.
O encontro, organizado pelo IDESF, tem como objetivo reunir representantes dos países membros do Comando Tripartite (Brasil/Argentina/Paraguai) e do Centro de Estudo de Defesa Hemisférica (EUA) para tratarem de temas que contribuam na cooperação internacional voltadas à segurança pública e inteligência policial internacional.
Neste primeiro dia de evento, os painelistas procuraram estabelecer parcerias para promover uma relação dinâmica na segurança pública entre os países e tratar de temas sensíveis, tais como: ações de combate ao crime organizado; infraestrutura crítica e cibersegurança; impactos do contrabando nas fronteiras; e estudos sobre terrorismo.
O evento terá duração de três dias, 13 a 15 de agosto de 2024, cada um deles será realizado em uma das três cidades sede do Comando tripartite: Foz do Iguaçu, Brasil; Hernandarias, Paraguay; e Puerto Iguazu, Argentina. Vale ressaltar, o Comando Tripartite possui um comando rotativo entre Brasil/Argentina/Paraguai e serve de modelo de parceria na relação internacional. Com isso, as forças de segurança presentes viabilizarão o intercâmbio de propostas, troca de experiências e transferência de informações entre os participantes, dando ênfase nas estratégias utilizadas na resolução de problemas relacionados à segurança pública.
Fonte e Foto: Comunicação Social da Polícia Federal em Foz do Iguaçu/PR