Policiais de Foz do Iguaçu balearam “Pirata do Asfalto” durante confronto em Santa Tereza do Oeste
Por Tribuna Foz dia em Notícias

Policiais de Foz do Iguaçu balearam “Pirata do Asfalto” durante confronto em Santa Tereza do Oeste
Uma operação envolvendo policiais militares e diversas forças de segurança resultou na recuperação de uma carga roubada e na apreensão de grande quantidade de produtos oriundos do Paraguai, na manhã desta quarta-feira, 14 de maio de 2025, na cidade de Santa Tereza do Oeste/PR. Durante a ação, um suspeito foi baleado após confronto com policiais.
O caminhão saiu de Foz do Iguaçu com destino a Chapecó/SC, contendo materiais escolares. No meio do caminho, o caminhão foi carregado com ilícitos, principalmente celulares, eletrônicos e cigarros eletrônicos. Contudo, em determinado momento da viagem, o caminhão foi interceptado por criminosos armados, que renderam o motorista.
O Tenente-Coronel Cícero, da Polícia Militar, detalhou à imprensa como a operação se desenrolou. “Segundo o caminhoneiro, indivíduos chegaram com o veículo, renderam ele, colocaram na parte de trás da cabine e o trouxeram até essa região, onde descarregaram parte da carga”, explicou o comandante. O local onde parte da mercadoria foi descarregada era uma chácara próxima à rodovia, que, segundo a PM, pode ter sido usada outras vezes para esconder contrabando. Uma maleta usada para bloqueio de sinais de celular e rádio foi encontrada no local.
Entre os materiais descarregados estavam celulares, eletrônicos e cigarros eletrônicos — todos oriundos do Paraguai, caracterizando crime de contrabando e descaminho. O motorista confirmou ter feito o carregamento desses itens ilegais no meio da carga lícita.
A operação teve início após o desaparecimento do sinal de rastreamento do caminhão, o que levou os donos da transportadora a acionarem dois policiais militares de Foz do Iguaçu, conhecidos da empresa. Apesar de estarem de folga, os policiais se dirigiram até Santa Tereza do Oeste acompanhados por funcionários da transportadora. Ao chegarem ao local, encontraram suspeitos na cabine do caminhão e houve confronto armado. Um dos indivíduos foi baleado na cabeça e socorrido com vida pelo SIATE ao Hospital Universitário de Cascavel.
“Há a confirmação de que um dos assaltantes foi atingido, outro conseguiu fugir. Também há indícios de que outros veículos estavam dando apoio à ação criminosa, mas esses ainda não foram localizados”, afirmou o Tenente-Coronel.
Sobre a atuação dos policiais de Foz do Iguaçu sem comunicar o comando local, o oficial disse que a situação será apurada: “Normalmente somos comunicados, mas tudo será esclarecido. Eles alegaram conhecer o dono da transportadora e foram chamados para ajudar após o sumiço do sinal do caminhão.”
Além do motorista, que admitiu envolvimento no transporte da carga ilícita, uma mulher que estava na chácara também foi presa. As investigações agora seguem com a Polícia Federal, que assumiu o caso com apoio da Receita Federal e do BPFron.
Todos os materiais apreendidos foram encaminhados à Delegacia da Polícia Federal de Cascavel, onde o caso será aprofundado.
Foto: CGN