Tribuna Foz - Tribuna Foz

PSD de Chico Brasileiro emplaca o vice do General Silva e Luna

Por Tribuna Foz dia em Notícias

PSD de Chico Brasileiro emplaca o vice do General Silva e Luna
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

POLÍTICA

PSD de Chico Brasileiro emplaca o vice do General Silva e Luna

Atual prefeito está há dois mandatos na prefeitura e quer manter continuidade em coligação com candidato amigo dele

O PSD, partido do atual prefeito Chico Brasileiro, emplacou Ricardinho Nascimento como vice do candidato General Silva e Luna. Vale lembrar que Chico elegeu-se duas vezes pelo PSD e agora quer manter a continuidade na coligação do General que é amigo dele desde os tempos em que foi diretor da Itaipu. A coligação uniu o PL do General com o PSD de Chico Brasileiro, mesmo partido do Governador Ratinho Junior, que nas últimas três eleições apoiou Reni Pereira a prefeito (em 2012) e Chico em 2016 e 2020.

O atual prefeito está agindo nos bastidores para manter aliados junto na coligação do General que oficializou nas convenções a união do PL com PSD, mesmo que Chico Brasileiro é essencialmente esquerdista, alavancando carreira política como comunista no PCdoB. Oportunista, migrou para o PSD, mas manteve todos os grupos da esquerda dentro da prefeitura, dentre eles o fiel escudeiro Nilton Bobato, conhecido como o "Carrasco do Servidor".

DNA do atual prefeito

Além de aceitar o vice do partido de Chico, o motorista, um dos principais assessores do General, conhecido como Gabriel, ficou nomeado cargo comissionado de Brasileiro até dias atrás. Com esse DNA, a coligação do General, ao aceitar o vice do partido do atual prefeito, causa estranheza principalmente entre os bolsonaristas.

As espertezas políticas de Chico Brasileiro não param por aí. Na última eleição aliouse a Sâmis da Silva para chegar ao segundo mandato e os dois continuam juntos. A esposa de Sâmis foi nomeada pelo atual prefeito em cargo CC e de início a ideia era emplacar a vereadora esquerdista Yasmin Hachem como vice de Sâmis. Por interferência superior, Yasmin teve que seguir a decisão da federação que reúne PT, PCdoB e Partido Verde, abraçando a candidatura de Airton José, que é do PSB do ex-prefeito Reni Pereira.

Emplacou também o vice de Sâmis

Mesmo com esse desfecho, o atual prefeito conseguiu emplacar um aliado na vice de Sâmis da Silva, do PSDB - que é Fernando Maraninchi - um dos maiores defensores de Chico Brasileiro e que perto da data limite da desincompatibilização era nomeado no primeiro escalão da prefeitura, ora como Diretor-Superintendente do Foztrans ora como secretário extraordinário de Transporte Coletivo. Essa mesma coligação envolve o MDB da primeira-dama Rosa Jeronymo.

Esparramo de esquerdistas

Outra constatação é que outra grande parte do grupo esquerdista que comanda a prefeitura atualmente se bandeou para o lado do candidato Airton José. Junto com ele que é do PSB de Reni Pereira estão os nomes do PT, PV, PCdoB e PDT, além do Avante, partido de Tércio Albuquerque. O atual prefeito ainda tentou emplacar outro de seus maiores defensores, o vereador Kalito Stoeckl como vice de Airton. Não rolou.

Com o mesmo ímpeto, ainda, via PDT, tentou empurrar Kalito para a vice de Paulo Mac Donald, porém foi rejeitado de imediato com repercussão muito negativa dentro e fora da coligação. Paulo e os aliados resolveram escolher o jovem Thiago Kodama, colocando fim às tentativas de contaminar a coligação com um autêntico representante do atual prefeito.

Kalito foi o chefe de gabinete de Chico Brasileiro, braço direito no governo e quando se elegeu vereador tornou-se um dos maiores defensores do atual prefeito na Câmara. O governo Chico, ao longo de dois mandatos, não se preocupou em preparar um nome como liderança em volta do governo. Por conta disso, chega muito enfraquecido para esse processo eleitoral e com um enorme desgaste. A saída que ele tenta é justamente eleger aliados nas vices dos candidatos para manter o grupo dele no poder.

Esta é uma reprodução da matéria jornalística publicada pelo Jornal Tribuna Popular, Edição 386, página 3

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp