Quatro policiais da Policia Nacional do Paraguai são presos por extorsão de brasileiros
Por Tribuna Foz dia em Notícias
Quatro policiais da Policia Nacional do Paraguai são presos por extorsão de brasileiros
Quatro policiais da Polícia Nacional foram presos no dia de ontem, terça-feira 27 de janeiro de 2026, em Ciudad Del Este, no departamento de Alto Paraná, no Paraguai, após denúncia de extorsão contra dois cidadãos brasileiros, dos quais teriam exigido US$ 10.000 para sua libertação.
A operação ocorreu na Colônia Jerusalén, distrito de Iruña, e foi realizada por policiais da 1ª Comissária da Policia Nacional de Ciudad del Este.
Os policiais presos são o Sargento Francisco Cuellar, subchefe; o Sargento Silvio Bogado; o Inspetor Guillermo Gómez; e o Inspetor Mauro Mendieta.
Além disso, outros quatro policiais estão sendo investigados: o Comissário Ever Cabrera, chefe da delegacia; o Sargento Basilio Barrios; e os Inspetores Carlos Agüero e Arnaldo Flores. Segundo a denúncia, os policiais, lotados na Subcomissária nº 47, interceptaram dois brasileiros que viajavam pela Rodovia PY-06 com uma paraguaia, alegando que haviam entrado ilegalmente no país.
Em seguida, teriam detido as vítimas e exigido o pagamento de US$ 10.000 para que pudessem prosseguir viagem. Sob o pretexto de receber o dinheiro, os policiais acompanharam as vítimas até um hotel em Ciudad del Este, onde uma delas pediu ajuda à recepcionista, que então acionou a polícia.
Após a intervenção, Cuellar e Bogado foram presos inicialmente e, horas depois, Gómez e Mendieta também foram detidos.
A Polícia Nacional não descartou o envolvimento de mais policiais e considera a possibilidade de assumir o controle total da Subcomissária nº 47.
