Representantes do Sebrae Nacional elogiam ações de desenvolvimento territorial de Foz do Iguaçu
Por Tribuna Foz dia em Notícias
Projetos como o MEI na Escola, Repara Foz e Cartão Material Escolar são exemplos para a gestão nacional da instituição e poderão ser replicados em todo o Brasil
As políticas de desenvolvimento de Foz do Iguaçu se destacam no cenário nacional. O prefeito Chico Brasileiro recebeu no dia de ontem, sexta-feira (03/02/2023) a visita da coordenadora do Núcleo de Simplificação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Helena Rego.
De acordo com Helena, a visita foi agendada para conhecer de perto os trabalhos realizados no Destrava Foz, coordenado pela Secretaria da Fazenda e Sebrae-PR, que mostraram resultados significativos e inovadores.
“Eu costumo brincar que se trata de desenvolvimento territorial na veia. Isso significa que são medidas realmente úteis e que resolvem problemas sem burocracia. A divulgação é bem feita, os cidadãos aderem e a cidade avança”, afirmou a coordenadora.
Entre os trabalhos elogiados, destacam-se o MEI nas Escolas, Repara Foz, Cartão Material Escolar e a desburocratização para a abertura de empresas na Central do Empreendedor, que dispensou a obrigatoriedade de alvarás para atividades de baixo risco.
“Levantamos todas as boas práticas do Brasil e observamos esse destaque em Foz. Queremos criar um padrão nacional de qualidade e acredito que os exemplos de Foz poderão nos ajudar. Quando uma cidade possui pessoas dispostas a trabalhar, os projetos nascem e acontecem”, completou Helena.
Gestão responsável
Para o prefeito Chico Brasileiro, a busca constante pelo desenvolvimento de Foz foi uma das missões assumidas desde o inicio da gestão. A parceria com o Sebrae, destaca, foi essencial para uma mudança no modelo de trabalho que era exercido, prezando pelo fim da burocracia e uso da tecnologia.
“Queríamos enraizar um projeto que perdurasse e foi isso que aconteceu. Acredito que as ações do Destrava Foz já se tornaram políticas públicas irreversíveis, que serão mantidas por todos os governantes. O que é bom precisa ser mantido e vemos que o caminho está sendo traçado”, destacou o prefeito.
A visita também contou com a presença da secretária da Fazenda, Salete Horst, e do consultor do Sebrae/PR, Marcelo Padilha.
Fonte e Foto: PMFI