SEESSFIR convoca trabalhadores da higienização do Hospital Municipal para assembleia sobre ação dos retroativos de insalubridade
Por Tribuna Foz dia em Notícias
SINDICATO DA SAÚDE
SEESSFIR convoca trabalhadores da higienização do Hospital Municipal para assembleia sobre ação dos retroativos de insalubridade
Após vitória dos 40%, trabalhadores buscam valores atrasados
Os trabalhadores e trabalhadoras do setor de Higienização e Limpeza do Hospital Municipal Padre Germano Lauck têm um compromisso importante no próximo dia 1º de julho. O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Foz do Iguaçu e Região (SEESSFIR) realizará uma assembleia para apresentar atualizações sobre a ação coletiva que busca garantir o pagamento dos valores retroativos referentes ao adicional de insalubridade.
A reunião acontecerá às 19 horas, na sede do sindicato, e deverá reunir profissionais que atuam diariamente na linha de frente da limpeza hospitalar, uma atividade considerada essencial para o funcionamento da unidade de saúde e para a segurança de pacientes, médicos, enfermeiros e demais colaboradores.
"Profissionais da higienização acompanham nova fase da ação"
De acordo com o presidente do SEESSFIR, Paulo Ferreira, o principal objetivo do encontro é informar os trabalhadores sobre o estágio atual do processo judicial que trata dos valores não pagos no passado, além de esclarecer dúvidas sobre os próximos passos da ação.
A discussão sobre a insalubridade dos profissionais da higienização não é recente. Há vários anos, o sindicato defendia que os trabalhadores do setor estavam submetidos a condições que justificavam o pagamento do adicional em grau máximo, equivalente a 40%. A argumentação era baseada na exposição permanente a agentes biológicos, resíduos hospitalares e ambientes considerados de risco para a saúde dos profissionais.
Segundo o sindicato, diversas tentativas de negociação foram realizadas junto à administração da época, com o objetivo de solucionar a questão de forma administrativa. No entanto, as reivindicações não foram atendidas, o que levou a entidade a buscar o reconhecimento do direito na Justiça.
"Retroativos da insalubridade mobilizam trabalhadores do Hospital"
A ação coletiva movida pelo SEESSFIR resultou em uma importante conquista para a categoria. Após a tramitação do processo, foi reconhecido o direito dos trabalhadores ao recebimento do adicional de insalubridade em grau máximo. A decisão garantiu a correção dos pagamentos futuros, representando um avanço significativo na valorização dos profissionais responsáveis pela higienização do hospital.
Entretanto, a atuação do sindicato não se limitou à implantação do benefício dali em diante. Paralelamente, a entidade também buscou o reconhecimento dos valores que deixaram de ser pagos nos anos anteriores, período em que os trabalhadores recebiam percentual inferior ao considerado devido ou, em alguns casos, sequer tinham o direito reconhecido de forma adequada.
Essa nova etapa da ação também obteve resultado favorável. O Poder Judiciário reconheceu o direito ao pagamento dos valores retroativos, abrindo caminho para que os profissionais sejam indenizados pelas diferenças acumuladas ao longo dos anos.
"Retroativos da insalubridade entram na reta final dos cálculos"
Atualmente, o processo encontra-se em uma fase considerada decisiva. Técnicos e especialistas trabalham na elaboração e conferência dos cálculos que irão determinar os valores exatos a serem recebidos por cada trabalhador contemplado pela ação coletiva.
Por se tratar de uma etapa complexa, que envolve análise individualizada de períodos trabalhados, salários e diferenças devidas, o sindicato considera fundamental a participação dos trabalhadores na assembleia. Durante o encontro serão apresentados detalhes sobre a evolução do processo, os procedimentos necessários para o recebimento dos valores e eventuais documentos que poderão ser solicitados aos beneficiários.
Para o SEESSFIR, a conquista dos 40% de insalubridade demonstrou a importância da organização coletiva e da atuação sindical na defesa dos direitos trabalhistas. Agora, a entidade afirma que o objetivo é assegurar que todos os profissionais contemplados recebam integralmente os valores reconhecidos pela Justiça.
"Categoria se mobiliza por valores reconhecidos na Justiça"
A expectativa é de que a assembleia reúna um grande número de trabalhadores, uma vez que a definição dos cálculos representa um dos momentos mais aguardados desde o início da ação judicial.
A orientação do sindicato é para que todos os trabalhadores da higienização e limpeza participem da reunião, acompanhem as informações sobre o andamento do processo e esclareçam dúvidas relacionadas ao pagamento dos valores retroativos da insalubridade reconhecidos judicialmente.
Serviço:
Assembleia dos Trabalhadores da Higienização e Limpeza do Hospital Municipal Padre Germano Lauck
Data: 1º de julho de 2026 (quarta-feira)
Horário: 19h
Local: Sede do SEESSFIR
Esta é uma reprodução da matéria jornalística publicada pelo Jornal Tribuna Popular, Edição 437, página 9, de autoria do Jornalista Enrique Alliana
