Trump perde confiança, mas parece gostar do caos que promove, diz professor
Por Tribuna Foz dia em Notícias

Trump perde confiança, mas parece gostar do caos que promove, diz professor
A imprudência do presidente Donald Trump no mercado fez com que os Estados Unidos perdessem a confiança econômica mundial, disse Beto Vasques, professor da FESPSP, em comentário no UOL News, no Canal UOL.
"Mesmo capitulando e voltando com as tarifas, que ainda assim são de 10%, as complicações nos mercados já foram geradas. Com essas idas e vindas, Trump perdeu a confiança."
"Ele teve que recuar, mas recua fazendo ofensas, dizendo que estão todos beijando as partes traseiras dele, ou seja, a gente vê o gozo dele nesse processo. O fato é que Trump está entrando numa situação muito delicada, mais do que gerar a imprevisibilidade, o que o Trump fez foi jogar por terra a confiança que os Estados Unidos tinham como um parceiro comercial, militar".
Donald Trump impôs na última semana um 'tarifaço' comercial para seus países parceiros, mas teve que voltar atrás e reaver as taxas norte-americanas.
O professor Beto Vasques relembrou que o perfil de Trump sempre foi esse: de ser agressivo nas negociações e, muitas vezes, até ''jogar sujo''.
Ele quebrou uma série de empresas e sempre utilizou uma comunicação muito persuasiva, quase beirando as estratégias hipnóticas para trabalhar com uma comunicação de massa sempre extravagante, sempre causando impacto, e parece que isso coaduna um pouco com o próprio perfil psicológico dele, algo entre o sociopata e o psicopata."
"O problema é que ele é o presidente da maior potência econômica e militar do planeta. Então, uma pessoa com esse temperamento, estar brincando de fazer um acordo de livre comércio, de multilateralismo, o que vigorou durante décadas no Brasil, em poucos dias ele pôs isso abaixo."
"Ele parece não estar, como bom psicopata, muito preocupado com isso, mas o fato é que ele teve que recuar. Tomou um puxão de orelha da turma de Wall Street, dos grandes empresários das big techs também. Em uma semana, ele quase ruiu os Estados Unidos, a gente viu o efeito que isso teve nos títulos da dívida norte-americana, que pela primeira vez balançaram."
O professor da FESPSP Beto Vasquez concluiu dizendo que a União Europeia não sabe mais se pode confiar em Trump, e o presidente norte-americano sai bastante enfraquecido com essa situação.
Fonte: Uol