Casos de roubos e furtos de motos disparam no Bairro Porto Meira
Por Tribuna Foz dia em Notícias
O aumento registrado nos crimes de furto e roubo de motocicletas ma região do Bairro Porto Meira (área sul) de Foz do Iguaçu vem subindo gradativamente no ano de 2023. Considerando apenas os furtos, o aumento em relação a furtos de motos foi ainda mais expressivo.
Segundo consulta a Secretaria de Segurança Pública apenas informou que o policiamento foi reforçado nos locais com mais incidências de crimes.
As empresas de segurança dedicadas na instalação de equipamentos de segurança e antifurto destacaram que o crescimento dos delitos atingiu não somente as motos de baixa cilindrada, que na sua maioria são para reposição de peças, mas as motocicletas de alta cilindrada, voltada para a continuidade de novos crimes.
“O comércio ilegal de peças é o principal motivador. Com motocicletas que chegam a custar na casa R$ 50 mil reais, a falta de fiscalização desses locais e a falta de consciência da sociedade em exigir a nota fiscal na compra de uma peça usada contribuem para o crescimento constante deste mercado ilícito”, afirma um empresário do ramo de autopeças novas.
O bairro Porto Meira (área sul da cidade de Foz do Iguaçu) possuía grande parte da sua margem os rios Iguaçu e Paraná, dando ênfase uma mata ciliar muito densa, onde facilmente as motocicletas roubadas e furtadas podem ser escondidas por horas até que siga destino para um local de desmanche.
Outro fator é a decorrência da Invasão do Bubas, que hoje é considerado a maior ocupação irregular do Estado do Paraná, onde a própria comunidade relata que são poucos os moradores que vivem na criminalidade, porem os demais moradores pagam um preço alto pela falta de empenho das forças de segurança para moralizar a localidade.
Campos do Iguaçu
Outro bairro com índices alarmantes é o Campos do Iguaçu, que vem sofrendo com seguidos crimes de furtos e roubos a luz do dia, colocando a população a cada vez mais se fechando e a criminalidade cada vez mais livre.