Prefeito anuncia construção de novo Cmei na região do Três Bandeiras
Por Tribuna Foz dia em Notícias
Loteadora que irá implantar novo empreendimento na região será a responsável pela execução da obra
A região do Três Bandeiras ganhará, em breve, um novo Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) com capacidade para atender 320 crianças de seis meses a cinco anos de idade. Ele será construído na região do Três Bandeiras em um novo loteamento denominado Jardim Dona Brida, onde serão disponibilizados 1.098 lotes, um dos maiores do município.
O anúncio das obras – que serão executadas pela própria loteadora através da conversão de área – foi feito na manhã desta terça-feira (13/06/2023) pelo prefeito Chico Brasileiro e acompanhado pela secretária da Educação, Maria Justina da Silva; a diretora do Departamento de Educação Infantil, Luciana Moreira; o secretário de Obras, Cezar Furlan; e o secretário de Planejamento, Andrey Bachixta.
“Estamos dando um passo extraordinário no planejamento da nossa cidade. Com esse novo loteamento, sabemos que vão sair novas unidades habitacionais na região, que a cidade está crescendo, porque são mais famílias que irão morar na região, mas não estamos esperando acontecer para nos preparar para isso”, expressou o prefeito Chico Brasileiro.
Esta será a primeira obra executada por uma loteadora depois da publicação do decreto nº 31.147/2023, que regulamentou o procedimento administrativo para conversão em obras ou serviços públicos designadas como reservas técnicas em processos de parcelamento do solo para fins urbanos. “Esse modelo visa que o loteador possa fazer a infraestrutura de algo que seja benéfico para a comunidade”, disse o prefeito.
Ou seja, ao invés de a loteadora destinar uma área de reserva técnica ao município, ela executará a obra, estimada em R$ 4,2 milhões. “Hoje o município tem muitas áreas na cidade, que acabam ficando ociosas até que possamos fazer uma construção. A partir desse decreto, essas áreas podem ser convertidas para o município através de obras ou através de recursos monetários e assim podemos resolver alguns gargalos”, explicou o secretário de Planejamento, Andrey Bachixta.
“Será feito com muito amor e carinho, e dentro dos moldes e do cronograma que a prefeitura exigir”, afirmou Josiane Rossato, responsável pela Incorporadora e Loteadora JBV Ltda. Após receber a publicação no Diário Oficial do loteamento, a Secretaria Municipal de Planejamento enviará os projetos à loteadora, que terá 60 dias para iniciar as obras.
O projeto arquitetônico foi executado pela Secretaria Municipal de Planejamento e prevê a construção de 10 salas de aula (incluindo salas de higienização para berçário e maternal), lactário, solários, sala de professores, sala multiuso, playground, pátio coberto para atividades e refeições, secretaria com hall de acesso, banheiros para alunos, funcionários e banheiros externos para os pais, área de cozinha/serviços e estacionamento.
Com informações e foto da PMFI