Prefeito Chico Brasileiro estreita relações entre Foz e China
Por Tribuna Foz dia em Notícias
Aproximação pode fortalecer a economia da cidade, especialmente no setor turístico; encerramento do Ano Novo Chinês acontece na Tríplice Fronteira este ano
Como início das festividades de encerramento do Ano Novo Chinês, que começou em 22 de janeiro, a roda-gigante Yup Star Foz foi iluminada de vermelho na noite deste sábado (04/02/2023), cor que simboliza a comemoração. O prefeito Chico Brasileiro e o embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao, juntos, apertaram o botão que acionou a decoração do equipamento de 88 metros de altura.
As celebrações continuam no domingo (05) no Festival das Lanternas, sediado na Praça da Paz, no Centro de Foz, com apresentação musicais e fizeram a sinergia entre a cultura chinesa e brasileira as 10h. A organização foi da Prefeitura Municipal, Fundação Cultural, Instituto Sociocultural Brasil China (Ibrachina) e Embaixada da República Popular da China no Brasil. Chico Brasileiro entregou ao embaixador da China, que escolheu Foz como sua primeira viagem oficial, o título de hóspede oficial do Município.
“A China representa muito para o Brasil e também para Foz, uma vez que temos uma forte comunidade chinesa na cidade. Além
“Queremos avançar nas relações e ser a capital da China no Brasil e fortalecer ainda mais o destino turístico, que já é o segundo mais procurado por turistas internacionais do Brasil”, complementou Brasileiro.
O embaixador agradeceu o recebimento do título de hóspede oficial do Município. “É uma honra receber esse título, o que demonstra a amizade para com o povo chinês e a vontade de aumentar a aproximação entre os países”, disse Zhu Qingqiao. “Podem contar comigo e com os colegas de embaixada. Faremos o possível para estreitar ainda mais as relações entre Foz do Iguaçu e a China”.
O presidente do Instituto Sociocultural Ibrachina, Thomas Law, comentou as perspectivas de cooperação entre ambos os países. “Além da relação comercial, ainda é possível reforçar na parte cultural, educacional e artística, entre outras possibilidades". Ele enfatizou a oportunidade para o turismo. “Temos 156 milhões de chineses que querem viajar. Essa roda-gigante, por exemplo, é uma atração mundial”.
Também participaram da solenidade neste sábado (05) o diretor-presidente da Fundação Cultural, Juca Rodrigues; o secretário de Turismo e Projetos Estratégicos, Lourenço Kuerten; o diretor de Assuntos Internacionais, Jihad Abu Ali; o presidente da Câmara Municipal, João Morales.
Ano do Coelho
A passagem de ano, conforme a cultura chinesa, é repleta de significados. Ao contrário da tradição ocidental que se baseia pelo ciclo de translação da terra ao redor do sol, os chineses se baseiam no calendário lunar.
Conforme o ciclo, o Ano do Tigre dá lugar ao Ano do Coelho. Conforme a mitologia, o animal indica sorte e tranquilidade. São 12 signos, inspirados em 12 animais: Rato, Boi, Tigre, Coelho, Dragão, Serpente, Cavalo, Cabra, Macaco, Galo, Cachorro e Javali.disso, é um país que nos inspira pelo seu modelo de desenvolvimento, que é exemplo para o mundo”, ressaltou o prefeito.
Fonte e Foto: PMFI