Prefeitura executa limpeza em imóvel abandonado no Campos do Iguaçu
Por Tribuna Foz dia em Notícias
No local, vivem pessoas em situação de rua, que receberam atendimento das equipes da Secretaria de Saúde e serão encaminhadas aos serviços da Assistência Social
Equipes da Prefeitura de Foz do Iguaçu realizaram uma limpeza em um imóvel abandonado na Rua Paranapanema, esquina com a Rua Itauna, no Bairro Campos do Iguaçu, na manhã desta quarta-feira (10/05/2023). A situação é acompanhada pelos fiscais da Secretaria Municipal da Fazenda desde o mês passando, quando foi emitido um auto de infração ao proprietário do imóvel devido ao estado de abandono e a sujeira do local, com muitos entulhos, resíduos orgânicos, materiais recicláveis com água parada e mato alto.
A força-tarefa teve apoio da Secretaria de Obras, que removeu os entulhos com uma retro escavadeira e fez a destinação correta ao Aterro Sanitário. A Secretaria de Meio Ambiente fez a remoção do lixo e o corte de grama.
“Devido à situação de risco à população, especialmente por conta da dengue, o proprietário foi autuado no dia 27 de abril com uma multa de R$ 3.231. Agora, com a execução desta força-tarefa, o município também emitirá a taxa de limpeza do imóvel”, explicou o chefe de fiscalização José Roberto Ferreira.
O auto de infração está previsto na Lei Complementar 09/91 e no Decreto 31.240/2023, que instaurou situação de emergência no município devido à epidemia de dengue e alerta da introdução da Chikungunya.
Situação de Rua
A equipe do Consultório na Rua, da Secretaria Municipal da Saúde, também participou da ação, tendo em vista que o imóvel é utilizado por pessoas em situação de rua, que acumulam no espaço materiais recicláveis para a venda. O local também é utilizado por usuários de drogas.
Durante a abordagem, um homem que estava dentro do imóvel aceitou o acolhimento e foi encaminhado ao Centro Pop, da Assistência Social, que fará o encaminhamento dele a uma das Casas de Passagens do município.
Uma mulher que vive no imóvel abandonado com o marido não aceitou o encaminhamento aos serviços, mas se comprometeu em deixar o local até a próxima semana. A equipe do Consultório na Rua irá manter o atendimento com ela e o companheiro ao longo da semana com o objetivo de construir estratégias de proteção e inclusão social.
De acordo com o chefe de fiscalização da Secretaria da Fazenda, o município fará a demolição do imóvel na próxima semana, tendo em vista o risco que ele representa à população. “Este imóvel está em ruínas, não possui nenhuma segurança e serve de abrigo para moradores de rua, que acumulam lixo e materiais que servem de criadouros para o mosquito da dengue. Por essa razão, iremos demolir o imóvel na próxima quinta-feira”, informou José Roberto.
Fonte e Fotos: PMFI