Saúde recebe três novos veículos para o Serviço de Atendimento Domiciliar
Por Tribuna Foz dia em Notícias
Apesar de ser um serviço recente no município, o SAD foi reconhecido pelo Ministério da Saúde pelos diversos projetos desenvolvidos
A Secretaria Municipal da Saúde recebeu quatro novos veículos que irão compor a frota e melhorar a qualidade dos serviços prestados à população. Três carros, da marca Renault Kwid Zen, foram entregues ao Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), que faz o acompanhamento de pacientes acamados ou com indicações clínicas, e um veículo foi direcionado ao Programa Municipal de Atendimento a Indivíduos com Necessidades Nutricionais Especiais.
Os carros foram adquiridos com recursos de emendas impositivas da Câmara de Vereadores, que somam R$ 272,5 mil.
De acordo com a nutricionista e coordenadora do SAD, Aline Luiza Fuhr, os veículos vão permitir melhores condições de trabalho às equipes, que atuam todos os dias da semana. “Muitas vezes tivemos que cancelar atendimentos por conta de problemas mecânicos nos veículos que utilizávamos. Além disso, não eram carros próprios do programa, e agora teremos como melhorar ainda mais os serviços prestados”, comentou.
Apesar de ser um serviço recente no município, com início das atividades em abril de 2022, o SAD tem apresentado números consideráveis com relação ao atendimento e se tornou uma referência para o Ministério da Saúde.
Em um ano, já foram realizados mais de mil atendimentos de pacientes. Atualmente estão sendo monitorados 666 pessoas, das quais 258 estão em atendimentos pela EMAD (Equipe Multidisciplinar de Atenção Domiciliar) e 86 pela EMAP (Equipe Multiprofissional de Apoio).
O SAD também realizou capacitações com a Atenção Primária à Saúde (APS), Hospital Municipal Padre Germano Lauck, Hospital Ministro Costa Cavalcanti e Unidades de Pronto Atendimento do município para o encaminhamento e direcionamento de usuários de saúde com demandas de Atenção Domiciliar.
Além disso, o serviço vem se estruturando para executar suas funções conforme a portaria 825/2016, no sentido de capacitação da rede e padronização de protocolos.
O trabalho realizado pelas equipes do SAD, especialmente no trabalho voltado aos cuidadores, foi relatado no ultimo dia 31 de maio com profissionais de todo o Brasil através de um webnário promovido pelo Ministério da Saúde.
Foz do Iguaçu foi convidada a participar do encontro por apresentar indicadores positivos na condução do serviço, que gerencia demandas do Programa Melhor em Casa e Atenção Primária.
Fonte e Foto: PMFI