Tribuna Foz - Tribuna Foz

62,50% dos eleitores de Foz ainda não sabem em quem votar para prefeito

Por Tribuna Foz dia em Notícias

62,50% dos eleitores de Foz ainda não sabem em quem votar para prefeito
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

PESQUISA ESPONTÂNEA

62,50% dos eleitores de Foz ainda não sabem em quem votar para prefeito

O Instituto Brasil Dados, realizou uma recente pesquisa em Foz do Iguaçu e constatou que a grande maioria dos eleitores ainda está indeciso

A recente pesquisa realizada pelo Instituto Brasil Dados em Foz do Iguaçu entre os dias 11 e 13 de junho de 2024 revelou um alto índice de indecisão entre os eleitores quanto à escolha para prefeito. Dos 600 eleitores entrevistados, 62,50% ainda não decidiram em quem votar ou preferiram não responder à pesquisa espontânea, onde os nomes dos candidatos não são mencionados.

Os resultados para os candidatos, segundo essa pesquisa espontânea, são os seguintes:

Paulo Mac Donald: 16,17%

Silva e Luna: 11,83%

Sâmis da Silva: 6,00%

Outros candidatos: Menos de 1%

A pesquisa foi registrada sob o número 04800/2024 no dia 9 de junho e seguiu vários aspectos metodológicos para garantir a qualidade e precisão dos resultados, conforme informado pela Brasil Dados.

Este cenário de alta indecisão pode indicar que os eleitores estão esperando mais informações sobre os candidatos ou que ainda não se sentiram convencidos pelas opções disponíveis. Isso sugere que a campanha eleitoral ainda tem um papel crucial em influenciar a decisão dos eleitores nos próximos meses.

OUTRO CENÁRIO

Na pesquisa estimulada Paulo aparece com 26,17%, Luna com 13,33%, Samis com 8%e Túlio com 7%

Os indecisos somam 21,50%, nulos e brancos 3%; candidatos da confiança do prefeito estão na lanterninha

O Instituto Data Brasil também fez a pesquisa estimulada, quando o eleitor entrevistado tem acesso à lista dos candidatos. Foram ouvidas 600 pessoas entre os dias 11 e 13 de junho; a margem de erro é de 4%.

Nesse cenário Paulo e Luna lideram com 26,17% e 13,33% respectivamente. Sâmis da Silva e Túlio Bandeira estão tecnicamente empatados, com 8% e 7% respectivamente. A margem de erro é de 4% para mais ou para menos. Com essa margem de erro, Sâmis também empata com o general.

Lanterninha Foram apresentados 11 candidatos de diversos partidos. A lanterninha ficou para Juca Rodrigues (Fundação Cultural) e Kalito Stoeckel (ex-lider e ex-secretário do prefeito), com apenas 1% das intenções de voto por cada. Isso é um indicativo de que a administração de Chico Brasileiro anda mal das pernas porque seus homens de confiança estão em baixa.

O mesmo ocorre com Nilton Bobato, conhecido como "O Carrasco do Servidor". Este, apesar de estar na mídia o tempo todo e ter a metade do governo ao seu dispor, aparece com apenas 3%.

A camarilha de Chico Brasileiro soma 5% das intenções de voto. Conclusão lógica: o atual prefeito é um péssimo cabo eleitoral. Os votos brancos e nulos somaram 3%. Não sabe ou não respondeu totalizaram 21,50%.

Com Paulo e Samis fora do páreo, general e Túlio disputariam o segundo turno

O Data Brasil fez uma terceira enquete, sem os nomes de Paulo Mac Donald Ghisi e Sâmis da Silva, já que os dois ainda se encontram com pendências na Justiça.

Neste cenário se destacam os nomes de Silva e Luna, com 27,50% dos votos e Tulio Bandeira com 13%. Nessa hipótese, os dois disputariam o segundo turno. Seria uma disputa muito apertada, já que a maioria dos candidatos apresentados não fechariam com o general que representa a direita.

METODOLOGIA

Saiba como foi realizada a pesquisa do Instituto Data Brasil

Instituto Brasil ouviu 600 pessoas e a margem de erro da pesquisa é de 4%

Segundo o Instituto Data Brasil, "a abordagem utilizada nessa pesquisa consiste na aplicação de uma amostragem aleatória representativa da população residente no município, com 16 anos ou mais de idade".

"A amostra é selecionada em dois estágios, sendo que no primeiro faz-se uma divisão da amostra proporcionalmente ao número de habitantes acima de 16 anos de idade dentro de cada área geográfica intramunicipal".

"No segundo estágio informa o Instituto - para cada área geográfica, os respondentes são selecionados respeitando-se quotas proporcionais controladas por região geográfica, sexo e faixa etária, de acordo com o perfil da população".

Esta é uma reprodução da matéria jornalística publicada pelo Jornal Tribuna Popular, Edição 381, páginas 3, 4 e 5.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp