Tribuna Foz - Tribuna Foz

Airton José fecha com Bobato e termina de enterrar esquerda em Foz do Iguaçu

Por Tribuna Foz dia em Notícias

Airton José fecha com Bobato e termina de enterrar esquerda em Foz do Iguaçu
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

POLITICAGEM

Airton José fecha com Bobato e termina de enterrar esquerda em Foz do Iguaçu

"Não vamos somente apoiar, vamos participar efetivamente da campanha do Airton", diz carrasco do servidor de Chico Brasileiro na Prefeitura

A candidatura de esquerda em Foz do Iguaçu rumo à Administração Municipal caminha para ser encabeçada pelo jornalista e apresentador Airton José. Filiado ao PSB, o pré-candidato a prefeito busca repetir na cidade a mesma frente formada em Curitiba, que conta com apoio da Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PCdoB), mais o PDT.

"Nós estamos terminando a nossa primeira reunião com este grupo que está dedicado a construir um plano de governo integrado. Uma honra enorme ser pré-candidato a prefeito pelo PSB, mas, principalmente, poder contar com esses talentos", divulgou Airton José em suas redes sociais na última quarta-feira (24).

Entre os "talentos" mencionados pelo pré-candidato, destaque para o petista atual secretário de Turismo, André Alliana, e ainda o ex-líder de Governo de Chico Brasileiro no Legislativo, vereador Kalito Soeckl.

Braço direito de Chico Brasileiro na Prefeitura desde seu primeiro ano de Governo, em 2017, Nilton Bobato aparece em destaque no vídeo divulgado por Airton José. Reconhecido na cidade como "Carrasco do Servidor", pois o ex-professor tem sua marca registrada no fracassado governo Chico Brasileiro. Não é para menos. Além de vice-prefeito, Bobato foi também secretário de Saúde, secretário de Administração, secretário de Transparência e Governança, além de coordenador do processo de transição para a federalização do Hospital Municipal.

UNIÃO

Um dia antes do início da elaboração do Plano de Governo esquerdista, na terça-feira (23), Airton e Bobato tornaram público a celebração do acordo que selou o compromisso entre os dois. "A caminhada nos fortaleceu. Chegou a hora de unir forças. Gratidão Nilton Bobato e Executiva do PV/Foz", compartilharam.

Ocupante de cargos políticos há 21 anos, vale lembrar que, após a eleição do presidente Lula em 2022, Bobato, que já foi do PCdoB, migrou do MDB para o PT. Escorraçado pela militância petista local, o homem de confiança do atual prefeito usou a máquina da Prefeitura para barganhar com Itaipu e conseguir tomar o PV de assalto em busca de viabilizar seu nome na disputa. O desgaste foi tão grande que Bobato precisou abrir mão também pelo PV, e, agora, luta para ser ao menos vice.

Em comunicado enviado à imprensa, o agora ex-pré-candidato a prefeito garantiu que estará presente na campanha de Airton. "Não vamos somente apoiar, vamos participar efetivamente da campanha do Airton e atuar no sentido de garantir a unidade do nosso campo político em torno do melhor projeto pra Foz do Iguaçu. Unidos podemos garantir a construção da Foz do Iguaçu sustentável, inclusiva, solidária, justa e desenvolvida", prometeu o politiqueiro.

Para Dilto Vitorassi, principal opositor de Bobato dentro da esquerda em Foz, o apoio do ex-comunista à Airton José representa o fim da esquerda nas eleições municipais. "Missão cumprida. Colocar 75% de rejeição da Administração Pública. Parabéns, Bobato. Muito bem feita a tarefa. Agora já acredito, vai dar Paulo no primeiro turno", ironizou.

POLITICAGEM

Junto do "Carrasco do Servidor", Airton José traz defensor de Chico Brasileiro na Câmara

Presente à reunião que deu início à construção do Plano de Governo da esquerda capitaneado por Airton José, o ex-líder de Governo de Chico Brasileiro na Câmara Municipal, vereador Kalito Stoeckl, também recebeu destaque nas imagens compartilhadas.

Apresentado como pré-candidato a prefeito pelo PDT para barganhar cargos até o dia da convenção e em seguida abrir mão da cabeça de chapa, Kalito está encrencado com sua reeleição para vereador graças à sua atuação junto à CPI do Transporte Coletivo, que deverá explodir durante o período eleitoral.

Suspeito de participar do esquema de favorecimento para contratação da empresa Visac em Foz, Kalito se esforça para desviar o foco das investigações no Legislativo enquanto se apresenta como nome viável para o desenvolvimento da cidade. Quem conhece, não compra.

"Carrasco do servidor" foi termo cunhado por Marcelo Arruda para o ex-comunista

O dirigente do SISMUFI Marcelo Arruda definiu em vida o ex-comunista Nilton Bobato como "carrasco do servidor" em Foz do Iguaçu. Assassinado em 9 de julho de 2022 por um bolsonarista em sua festa de aniversário, Marcelo foi um dos principais críticos de Bobato diante da mudança de postura que o político adotou após ocupar o poder na Prefeitura Municipal.

"Eu não conheço mais o Bobato. Era uma pessoa admirada e servia como exemplo. Pertencia ao PCdoB, era da esquerda autêntica e chegou a escrever alguns livros interessantes sobre essa ideologia importante", destacou Marcelo Arruda cerca de um mês antes de ser assassinado.

Sobre Bobato, Marcelo disse à época: "Suas pregações, seus ensinamentos, seus escritos eram venerados e divulgados por centenas de pessoas que defendiam essa ideologia. Hoje não entendem o que está se passando com ele. "Nos parece que passou para o outro lado, que não tem mais aquela alegoria da caverna, do Platão. Temos a impressão de que ele pulou do outro lado do muro. Isso é triste e lamentável", criticou Marcelo Arruda.

Em reportagem publicada pelo Tribuna Popular, Marcelo Arruda recordou que durante outros governos, como o de Reni Pereira, o então vereador Nilton Bobato "sempre esteve na linha de frente, brigando pelos direitos dos servidores. Mas de uma hora para outra ele esqueceu o passado. Fica encastelado na Prefeitura, as conversas não evoluem, entram por um ouvido e saem pelo outro. Na verdade, temos a impressão que ele virou o carrasco do servidor", resumiu.

Esta é uma reprodução da matéria jornalística publicada no Jornal Tribuna Popular, Edição 385, páginas 6 e 7

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp