Câmara de Foz do Iguaçu abre CPI do Transporte Coletivo
Por Tribuna Foz dia em Notícias
Câmara de Foz do Iguaçu abre CPI do Transporte Coletivo
Presidente da Câmara, João Morales, autor do requerimento deverá nomear três membros para compor a comissão
A Câmara de Foz do Iguaçu criou na manhã desta sexta-feira, 15 de setembro de 2023, a Comissão Parlamentar de Inquérito do Transporte Coletivo. Proposto pelo presidente da Casa, João Morales (União Brasil), o pedido teve, inicialmente, as assinaturas de outros três vereadores: Galhardo (Republicanos), Cabo Cassol (Podemos) e Marcio Rosa (PSD). Para ser instalada automaticamente, a proposição necessitava de, ao menos, mais uma assinatura. A 5ª assinatura foi do vereador Ney Patrício (PSD).
Após isso, os demais vereadores, envergonhados e acoados pelo fato de serem "pau mandados do prefeito Chico Brasileiro" resolveram assinar o requerimento. Com isso, o presidente, João Morales, dentro do prazo de 72 horas, vai instalar a comissão, podendo designar os três vereadores componentes neste domingo, 17, às 10h:00.
O propósito da CPI é investigar a decretação de caducidade do antigo contrato do transporte coletivo, processo administrativo realizado pela prefeitura e considerado irregular pela justiça. A Comissão Parlamentar de Inquérito terá prazo de 180 dias para apresentar o relatório final.
O presidente João Morales afirmou que a CPI busca apurar os fatos assegurando transparência e prestação de contas do Poder Público. “Estamos fazendo a nossa parte como vereadores, agentes políticos. É nosso dever fiscalizar os atos do Poder Executivo. Não estamos acusando nem julgando antecipadamente, mas precisamos apurar o processo do qual culminou a formalização dos novos contratos no transporte que atualmente tem gastos milionários. Precisamos levantar, nos detalhes, como se deu isso, pois a justiça considerou o processo irregular e disso poderemos ter desfecho com multas astronômicas para os cofres públicos”, alertou o presidente.
Ney Patrício justificou a assinatura pela abertura da CPI: “Assinei porque vejo uma questão necessária pela transparência e aprimorar as informações. A CPI é um instrumento importante da Câmara para fiscalização e apuração dos fatos que é uma das prerrogativas do vereador. Servirá também para buscar informação e a gente possa formatar e construir o novo modelo de transporte público.
O líder do Governo, vereador Alex Meyer (PP), que tentou dar o golpe na sessão anterior ao tentar a todo custo arquivar foi mais uma vez vergonhosamente anunciar quem os demais vereadores representantes do prefeito Chico Brasileiro iriam assinar "Decidimos todos assinar, pois não há nada a esconder. É importante deixar claro, nesse momento, que o Governo também é favorável à abertura da CPI porque não tem nada a esconder. Para uma melhor avaliação, inclusive da sociedade, essa comissão vai ser instaurada e vai analisar todos esses fatos”, comentou Alex.
Foto: CMFI