Tribuna Foz - Tribuna Foz

China revela plano para aquecer consumo interno, com foco no aumento da renda e subsídios

Por Tribuna Foz dia em Notícias

China revela plano para aquecer consumo interno, com foco no aumento da renda e subsídios
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

China revela plano para aquecer consumo interno, com foco no aumento da renda e subsídios

Medida é adotada após uma série de desafios à demanda do consumidor, como as interrupções causadas pela pandemia de Covid-19 e a crise imobiliária prolongada no país

O Conselho de Estado da China anunciou neste domingo (16/03/2025) um "plano de ação especial" para estimular o consumo interno, com medidas que incluem o aumento da renda das famílias e a criação de um subsídio para cuidados infantis.

O plano é criado após uma série de desafios à demanda do consumidor nos últimos anos, como as interrupções causadas pela pandemia de Covid-19 e a crise imobiliária prolongada no país.

Esses fatores diminuíram a propensão das famílias a gastar e contribuíram para um cenário de deflação (quando os preços de produtos e serviços caem de forma generalizada).

A guerra tarifária promovida pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, também tem colaborado com o cenário de incertezas.

Segundo relatório do conselho chinês, o plano foi enviado a todas as regiões e departamentos com o objetivo de "impulsionar vigorosamente o consumo, expandir a demanda interna em diversas frentes, aumentar a capacidade de consumo e reduzir encargos".

A medida foi anunciada uma semana após o primeiro-ministro chinês, Li Qiang, apresentar seu relatório de trabalho ao Congresso Nacional do Povo, no qual destacou a necessidade de estimular os gastos das famílias para mitigar o impacto da fraca demanda externa.

A pressão por medidas de estímulo focadas no consumidor tem crescido na China, com o intuito de combater a deflação e reduzir a dependência do país de exportações e investimentos para seu crescimento.

Principais pontos do pacote

O plano propõe aumentar a renda tanto nas áreas urbanas quanto rurais, sugerindo, por exemplo, reformas habitacionais para melhorar a condição financeira dos agricultores.

Além disso, prevê medidas para estabilizar o mercado de ações — embora ainda não tenham sido divulgados detalhes sobre como isso seria implementado.

Conforme o documento, será criado um sistema de subsídios para cuidados infantis, além da promoção de emprego flexível e da ampliação de serviços como clínicas pediátricas noturnas em hospitais gerais.

O funcionamento de serviços de cuidados infantis comunitários e administrados por empregadores também está entre as medidas de incentivo.

Já em outra frente, o plano contempla a garantia dos direitos dos trabalhadores, incluindo a ampliação das férias anuais remuneradas e a criação de feriados curtos.

As pensões básicas para residentes urbanos e rurais também deverão ter seus subsídios financeiros aumentados, conforme o pacote anunciado.

Por fim, o documento sugere a expansão do turismo, com a ampliação do número de países cujos cidadãos não precisariam de visto para visitar a China.

Fonte: G1

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp