Conselheiro do COMUS oficializam pedido de criação de comissão eleitoral
Por Tribuna Foz dia em Notícias
CONTRA-GOLPE
Conselheiro do COMUS oficializam pedido de criação de comissão eleitoral
Dois conselheiros titulares do COMUS protocolaram com relevância denominado "Urgente" um pedido de criação de comissão eleitoral para convocação de eleição para a mesa diretora
Dois conselheiros titulares do Conselho Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu (COMUS) protocolaram com relevância denominado "Urgente" um pedido de criação de comissão eleitoral para convocação de eleição para a mesa diretora, baseando-se no Artigo 92 do Regimento Interno.
Artigo 92: A eleição da Mesa Diretora do COMUSFOZ deverá ocorrer a cada 2 (dois) anos, preferencialmente na 1ª (primeira) quinzena do mês de dezembro, do último ano do mandato, coincidindo com o calendário e realização da Conferência Municipal de Saúde.
O documento protocolado e assinado pelos conselheiros Khalid Walid Omairi e Jailson Soares da Silva no COMUS, deverá ser indicada para aprovação na próxima reunião Plenária prevista para acontecer no dia 05 de fevereiro de 2025.
Grupo Chico
Vendo que uma eleição é eminente no COMUS, um grupo ligado ao ex-prefeito Chico Brasileiro e que continuam mandando e desmandando na nova gestão do novo prefeito General Silva e Luna, já se articulam, fazendo reuniões denominadas secretas, para que pessoas certas estejam no lugar certo dentro do COMUS, com direito a voto para assegurar a estabilidade e a aprovação das contas do ex-prefeito Chico. Em uma das reuniões teria sido dito por um dos envolvidos, "primeiro vamos dar de moita" que no jargão militar e se manter quieto/oculto, já outro teria dito "não é assim que eles falam, colocar baioneta no pescoço, dai sim eles vão entender o que é ter coleira na Secretaria de Saúde", dando indicativo que o segundo passo é ter o prefeito General Silva e Luna sob coleira.
Prefeitura troca representantes com direito a voto no COMUS
No mês de janeiro, mais precisamente no dia 10 de janeiro de 2025, a Secretaria de Saúde de Foz do Iguaçu encaminhou o oficio nº 241/25 ao COMUS, indicando assim "Diante à nova gestão, enviamos os nomes dos representantes da Secretaria Municipal de Saúde a participar deste nobre Conselho", assim tornando os indicados com poder de voto na possível nova eleição para a mesa diretora.
Os nomes indicados: Jaqueline Tontini (Titula), Tatiane Vanessa Elias (Suplente); Barbara Dorneles (Titular); Carmensita Aparecida Galevski (Suplente); Carla Verginia Conrad de Lima (Titular) e Jedderson Cesar Bueno (Suplente). O documento é assinado pelo Secretário Municipal de Saúde Fabio de Mello. Assim três novos titulares com poder de voto.
Quem são os titulares a voto no COMUS:
Jaqueline Tontini, foi ex-secretária no governo Chico Brasileiro, sempre foi denominada como "a queridinha de Chico e Rosa", conseguiu ser emplaca como Diretora da Especializada no governo General Silva e Luna e agora foi nomeada como a segunda pessoa mais poderosa na saúde em Foz do Iguaçu, hoje nomeada como Secretária Adjunta de Saúde.
Barbara Dorneles, funcionária cedida pelo estado.
Carla Conrad, foi candidata a vereadora pelo MDB nas eleições 2020, muito ligada ao ex-prefeito Bobabto, sendo assim agraciada com a Diretoria DISO - Saúde Ocupacional e Diretora da DICGS - Diretora de Gestão em Saúde.
Esta é uma reprodução da matéria jornalística publicada pelo Jornal Tribuna Popular, Edição 405, página 9, de autoria do jornalista Enrique Alliana