Tribuna Foz - Tribuna Foz

Conselho de Ética poderá ser acionado após vereador Adnan "mentir" no plenário

Por Tribuna Foz dia em Notícias

Conselho de Ética poderá ser acionado após vereador Adnan "mentir" no plenário
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

PINÓQUIO

Adnan El Sayed poderá ser levado ao Conselho de Ética do Legislativo por acusar o colega Alex Meyer de coação

Na polêmica votação do completivo salarial para os professores saíram cobras e lagartos, gritos e ranger de dentes durante os debates no plenário da Câmara de Foz do Iguaçu. Os professores e o Sindicato defendem que o completivo deve ser incorporado ao salário e assim garantir direitos que os demais servidores tem no Plano de Carreira e Salários. O vereador Adnan El Sayed poderá ser levado ao Conselho de Ética do Legislativo por acusar o colega Alex Meyer de coação, embutindo assim, a outrem, crime previsto no Código Penal.

Sendo o fato sabidamente inverídico, Adnan poderá responder por ter mentido em plenário. O embate ocorreu no final da discussão na sessão extraordinária realizada na quinta-feira passada, dia 2 de março. O vereador Marcio Rosa usava a palavra quando Adnan pediu um aparte e disparou: "Vereador (Márcio) eu me solidarizo contigo nesse momento e me desculpe vereador Alex mas eu não concordo com esse tipo de coação. Cada Vereador aqui tem o direito de voltar como quiser. As cartas não podem ser marcadas antes".

Lembrando que o regimento interno da casa de leis é bem claro. Quando um vereador pede um aparte, o vereador apartado deverá dirigir a palavra somente para quem cedeu a palavra e não para terceiros.

E Adnan continuou: "Na hora do voto ele (o vereador) vota no que ele tem convicção. Isso (suposta coação) não é a primeira vez. Eu só estou te falando isso porque não é a primeira vez", disse referindo-se diretamente ao vereador Alex Meyer. Encerrando, Adnan falou: "Voltando ao assunto eu só quis completar que eu me solidarizo contigo (Marcio Rosa) e acredito que nós defendemos a mesma coisa apesar da votação hoje ser diferente ambos defendemos o piso salarial aos professores".

ALEX MEYER REAGE ÀS ACUSAÇÕES

O vereador Alex Meyer reagiu às acusações de Adnan. Em seguida do uso da palavra ele levantou questão de ordem para responder, porém a presidência explicou que não era possível conceder-lhe a palavra. Na questão de ordem, Alex anunciou que adotará as medidas cabíveis contra Adnan. "Presidente, gostaria de pedir explicação pessoal. Eu fui citado pelo vereador (Adnan) como que eu estaria coagindo e querendo mudar o voto do vereador Márcio Rosa".

João Morales, presidente da Câmara, explicou: "Por se tratar de sessão extraordinária não tem explicação pessoal", segundo o Regimento. E antão Alex completou: "Então, só gostaria que fosse constado em ata que o vereador Adnan falou que eu coagi o vereador Márcio Rosa e que eu tentei articular a movimentação da sua votação. Então só quero que conste em ata e nós vamos agora procurar os nossos direitos".

Lembrando que Adnan já não é primário no Conselho de Ética.

PROJETO APROVADO

Vários vereadores defenderam e aprovaram por maioria de votos o projeto da forma como proposto pelo Executivo, ou seja, os professores que ainda não recebem o piso continuam a ter o completivo sem incorporação ao salário.

Quais são os crimes de responsabilidade do vereador?

Conforme previsto na Constituição Federal, Lei Orgânica do Município e Regimento Interno da Casa, são crimes de responsabilidade do vereador:

I - Utilizar-se do mandato para a prática de atos de corrupção ou de improbidade administrativa; II - Fixar residência fora do Município; III - Proceder de modo incompatível com a dignidade, da Câmara ou faltar com o decoro na sua conduta pública.

O que faz um vereador perder o mandato?

V - quando o decretar a Justiça Eleitoral, nos casos previstos na Constituição da República; VI - que sofrer condenação criminal em sentença transitada em julgado; VII - que se utilizar do mandato para prática de atos de corrupção ou de improbidade administrativa.

O que é ofender a dignidade e decoro?

INJÚRIA: Atribuir a alguém qualidade negativa ofensiva a sua dignidade ou decoro. Aqui não se fala em fato determinado, deve-se observar a manifestação de desrespeito com a vítima, atribuindolhe valores depreciativos quanto a sua pessoa ou a sua honra subjetiva.

O que é ferir o decoro?

Toda ação praticada pelos parlamentares, que não está de acordo com a conduta esperada, é chamada de quebra de decoro parlamentar. Por exemplo, quando uma figura pública que está em mandato político pratica corrupção, ela estará ferindo o decoro parlamentar.

Esta é uma reprodução do Jornal (Mídia Impressa) Tribuna Popular - Edição 347, publicado na página 3

 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp