Tribuna Foz - Tribuna Foz

Diretório Municipal do PT aprova veto para blindar federação de "políticos oportunistas"

Por Tribuna Foz dia em Notícias

Diretório Municipal do PT aprova veto para blindar federação de "políticos oportunistas"
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

JANELA PARTIDÁRIA

Diretório Municipal do PT aprova veto para blindar federação de "políticos oportunistas"

"Não vamos aceitar que vereadores em reeleição ou políticos de carreira prejudiquem as candidaturas da nossa própria chapa", defende Dilto Vitorassi

O Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) de Foz do Iguaçu aprovou, em reunião realizada dia 5 de fevereiro passado, resolução para comunicar os diretórios municipais do Partido Verde (PV) e do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) que a legenda não irá aceitar a indicação de políticos com assento na Câmara de Vereadores, ou políticos em cargos de primeiro escalão, para composição da chapa de vereadores a ser lançada pela Federação Brasil da Esperança rumo às eleições municipais deste ano. Formada pelas três siglas (PT, PV e PCdoB), a Federação Brasil da Esperança foi a primeira a ser aprovada pelo Superior Tribunal Eleitoral, em maio de 2022. Nesta modalidade de aliança, as legendas funcionam como um único partido, dividindo Fundo Partidário, tempo de televisão e unificando o conteúdo programático.

A reunião dos partidos em federações foi aprovada pelo Congresso Nacional em 2021, sendo assim, estas serão as primeiras eleições municipais em que a modalidade de aliança é permitida. Em Foz do Iguaçu, as divergências políticas locais têm pautado o debate para formação das alianças. Para o petista Dilto Vitorassi, autor da proposta aprovada pela maioria do Diretório, a iniciativa vem para defender as candidaturas próprias do PT. "Nós do PT trabalhamos pela eleição dos companheiros e companheiras que são do Partido dos Trabalhadores. Precisamos ter esse cuidado para defendermos nosso espaço de oportunistas. Nesse sentido, eu peço ao diretório para que notifique os dois partidos da federação de que se abstenham de indicar recém filiados, sendo ou vereadores em reeleição, ocupantes de cargos de primeiro escalão da Prefeitura. Depois de tudo que passamos, nós não vamos aceitar que venham de fora para fazer frente aos candidatos originários do PT, defendeu Vitorassi.

Secretário de Turismo defende filiação de Márcio Rosa ao PT para vereador

O secretário municipal de Turismo de Foz do Iguaçu, André Alliana, defendeu durante a reunião do diretório a filiação do vereador Márcio Rosa para concorrer pelo PT uma das vagas para Câmara Municipal durante as eleições deste ano.

De acordo com o secretário, a filiação de Márcio Rosa (PSD) não iria causar a divisão de votos dentro do PT. "Pelo contrário, o vereador Márcio Rosa traz consigo um outro eleitorado e isso poderia contribuir para o aumento do quociente eleitoral da nossa chapa", avaliou o secretário do prefeito Chico Brasileiro (PSD).

Segundo Alliana, a chapa do PT fechada apenas com os próprios pré-candidatos está fraca e precisaria ser reforçada. "O Márcio rosa fez 1300 votos na última eleição, na minha opinião ele irá ter uma votação semelhante. É uma pessoa que fez campanha pro Lula, pro Requiao filho, e que daqui a pouco caberia no PT, no PV, no PCdoB. Eu não o vejo como alguém que vai tomar o voto de alguém daqui. Pelo contrário, acho que nossa chapa tá fraca, precisa de gente pra ajudar".

Em apoio a Duso e Vitorassi, Bobato é rechaçado dentro do PT

O então todo poderoso Nilton Bobato, hoje conhecido como o "carrasco do servidor" não é aceito em nenhum partido, nem mesmo o PT de Foz o quer. Tudo isso pelo fato de ser considerado o maior "traira" nos meios sindicais

Em apoio à proposta de Vitorassi, uma filiada ao PT presente à reunião do Diretório criticou Bobato. "Nunca tivemos uma chapa tão forte de pré-candidatos a vereador. Inclusive temos bons nomes no PV e no PCdB. Se é pra entrar a Yasmin, que não tenho nada contra. Se é pra entrar o Bobato, que eu tenho tudo contra, que entre o Marcio Rosa, e também quero defender a candidatura do Duso, porque o Duso vai fazer voto mais que todos eles juntos", afirmou.

A petista defendeu ainda a candidatura de Dilto Vitorassi a prefeito de Foz do Iguaçu. "Vou defender que o Vitorassi seja nosso pré candidato a prefeito. Se o nome dele não passar, ai vou dizer ao Vitorassi que ele tem obrigação de sair vereador. Vamos disputar de igual pra igual. É uma sacanagem a gente trabalhar, amassar barro, e chegar agora com oportunistas subindo a escadinha. Nós não somos escada para outros subirem em cima da gente. A Yasmin faz um bom trabalho, eu adoro o Márcio. Agora, quem amassou barro foram essas pessoas e enrolamos que estão aqui.

Temos que nos unir", finalizou.

JANELA

A janela partidária surgiu como alternativa aos parlamentares que desejam trocar de legenda, após a Justiça Eleitoral estabelecer a fidelidade partidária para os cargos eleitos em pleitos proporcionais. Segundo resolução do TSE, em eleições proporcionais, o mandato pertence ao partido, e não ao candidato eleito.

De acordo com o calendário definido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), resta estabelecido um período de aproximadamente 30 dias para os vereadores que desejarem trocar de partido possam efetivar a mudança sem perder o cargo, é a chamada janela partidária.

Neste ano, a janela partidária vai ficar aberta para os vereadores do dia 7 de março até o dia 5 de abril. O prazo encerra seis meses antes da data do pleito, que vai acontecer no dia 6 de outubro. Em caso de eventual segundo turno, a votação ocorrerá no dia 27 do mesmo mês.

Esta é uma reprodução do Jornal Tribuna Popular - Edição 370, páginas 8 e 9

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp