Tribuna Foz - Tribuna Foz

Equipe de transição do General é montada com os aliados políticos do prefeito Chico Brasileiro

Por Tribuna Foz dia em Notícias

Equipe de transição do General é montada com os aliados políticos do prefeito Chico Brasileiro
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

CHICO & GENERAL

Equipe de transição do General é montada com os aliados políticos do prefeito Chico Brasileiro

Quem votou pensando em mudanças na prefeitura já teve a primeira decepção; Um arranjo político sem o menor escrúpulo

A eleição de Silva e Luna para a prefeitura de Foz do Iguaçu é o resultado de um arranjo político sem o menor escrúpulo e que a cada episódio se confirma a verdadeira extorsão eleitoral, a pior de toda a história da cidade. Ele se valeu de projetos que estavam em andamento na época que comandou Itaipu e mesmo sem ter vínculo pessoal com a cidade, mudou o domicílio eleitoral em meio a um acordo escuso. Na campanha se colocou como uma novidade e pregou mudanças na prefeitura, porém se aliou ao atual prefeito, cujo partido indicou o vice na chapa. De mudança, o General não tem nada, tanto que Chico Brasileiro acaba de nomear membros da sua mais absoluta confiança para tocar a fase de transição.

Os nomes são quase todos do PSD, inclusive tem dirigente do partido do atual prefeito. General conseguiu colocar apenas alguns nomes de sua confiança como o Coronel Jorge Ricardo Aureo, que o acompanha desde quando era diretor da Itaipu; Arceli Pedrozo de Oliveira, também assessor quando ele era diretor-geral da binacional; e Paulo Sergio Castello Branco Tinoco Guimarães, que chefiava o setor de Informações da Itaipu, quando o diretor-geral era o almirante Anatalicio Risden Junior.

Os demais membros da equipe de transição são Bárbara de Paula Gomes Nunes de Castro, médica e ex-diretora Técnica da Fundação Municipal de Saúde na gestão do atual prefeito Chico Brasileiro; Edinardo Antonio Borba de Aguiar, ex-secretário de Planejamento e Captação de Recursos de Foz do Iguaçu e ex-diretor de Captação de Investimentos, Projetos Estratégicos e Inovação da Secretaria de Turismo e Projetos Estratégicos, na administração do atual prefeito Chico Brasileiro e também secretário geral do PSD.

Gabriel Rugoni Machado, cargo comissionado - CC do prefeito Chico Brasileiro - que ocupou cargo da Diretoria de Projetos e Promoção Social do Patronato Penitenciário, subordinado à Secretaria Municipal de Assistência  Social, até 3 de setembro deste ano. Também fazem parte da equipe os advogados Larissa Ferreira, Rafael Germano Arguello e Welington Eduardo Lüdke.

Chico Brasileiro nomeia integrantes da prefeitura

Pelo lado do atual prefeito, ele nomeou os integrantes do seu governo para compor a equipe de transição. São eles: Salete Aparecida de Oliveira Horst, Secretária Municipal da Fazenda e coordenadora do grupo; Nilton Aparecido Bobato, Secretário Municipal de Transparência e Governança; Jean Mauro Miyagawa Mezomo de Souza, Secretário Municipal da Administração; Andrey Bachixta Dias, Secretário Municipal de Planejamento e Captação de Recursos; Toríbio Ramão Silveira, Representante da Controladoria Geral do Município; Osli de Souza Machado, Procurador Geral do Município; Ricardo da Silva Alves, Representante do Gabinete do Prefeito; e Andréia Nagel Egler, Diretora de Gabinete.

CHICO & GENERAL

Os acordos por baixo dos panos que levaram Silva e Luna para prefeitura

Os arranjos para colocar Silva e Luna na prefeitura de Foz do Iguaçu começaram um ano antes, quando pessoas ligadas ao atual prefeito foi atrás para saber se era procedente a ideia do General se candidatar. Uma matéria fabricada foi publicada em um veículo da cidade em forma de entrevista com essa especulação. Luna não negou a intenção e desde aquele momento começaram a procurar um partido que pudesse dar espaço.

Filiou-se ao Republicanos, onde ocorreu um grande conflito interno resultando na saída de Sidnei Prestes, até então comandante da sigla. Sabendo que a cidade é maioria absoluta bolsonarista começou, por uma parte da direita, um trabalho de  reaproximação do General com o ex-presidente que o demitiu da Petrobras. Por outro lado, havia um pesadelo para Chico Brasileiro, de nome Paulo Mac Donald, pois o atual prefeito sabia que se Paulo entrasse na prefeitura iria abrir a caixa preta e certamente muitos iriam parar na cadeia.

Enquanto as pessoas próximas do General procuravam um alinhamento com Bolsonaro, o prefeito Chico continuou no PSD, partido de Ratinho. Vale lembrar que o Governador havia assumido compromisso com o General desde quando ele estava na Itaipu, o que seria apoio, mas dentro de um partido aliado. Com isso, juntou-se o projeto político do General e a possibilidade de uma aliança com o PSD do Governador e do atual prefeito.

Enquanto isso, o deputado federal Vermelho, que tinha o comando do PL local, preparou o caminho para que Paulo Mac Donald fosse filiado ao partido do ex-presidente Bolsonaro. Quando tudo parecia encaminhado, surge, dentro do PL, um golpe articulado pelo deputado federal Giacobo. Em Brasília, com um canetaço, Giacobo tomou o PL do deputado Vermelho e em ato seguinte vetou Mac Donald e convidou o  General para se filiar no PL. Foi a grande virada de mesa.

Paulo que no PL poderia trazer até o apoio do governador, acabou ficando numa situação politicamente delicada. Chegou a ser convidado para o PSD, mas se recusou dizendo que se o atual prefeito ficasse no partido ele não iria ficar junto na mesma sigla. A opção oferecida pelo grupo do Vermelho foi o Progressistas, partido presidido pelo deputado Matheus Vermelho. Enquanto Paulo se filiou ao Progressistas, viu outros partidos se distanciando. E por outro lado, tudo se alinhou para o General que a pedido de Ratinho fez uma reunião com os dirigentes do PSD, aliados do prefeito Chico, quando selou o acordo do vice Ricardinho.

Durante a campanha, o grupo mais comprometido com Brasileiro se enfiou de corpo e alma na campanha do General. O pagamento desses acordos começam a aparecer, com a nomeação de aliados do atual prefeito já na composição da equipe de transição do General.

Esta é uma reprodução da matéria jornalística publicada pelo Jornal Tribuna Popular, edição 397, páginas 4 e 5

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp