Tribuna Foz - Tribuna Foz

General Silva e Luna e o Vereador Sidinei Prestes envolvidos no crime de nepotismo

Por Tribuna Foz dia em Notícias

General Silva e Luna e o Vereador Sidinei Prestes envolvidos no crime de nepotismo
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

CRIME

General Silva e Luna e o Vereador Sidinei Prestes envolvidos no crime de nepotismo

Dois pesos duas medidas; A lei serve para um e não para outros; A denuncia é que o Vereador Sidnei Prestes teria indicado a própria sogra para um cargo de chefia na prefeitura

Enrique Alliana - Jornalista

Quem lembra do 1º dia do General, prefeito Silva e Luna como prefeito de Foz do Iguaçu. No diário oficial de nº 5.129, de 01 de janeiro de 2025, na página 11, teria nomeado a esposa do Vereador Soldado Fruet, de nome Tatiana Felisberto, para exercer o cargo de Diretora do PROCON.

Horas após a publicação do diário oficial, inúmeras publicações da imprensa indicavam que com esta nomeação, configuraria o crime de nepotismo, por parte do prefeito General Silva e Luna, bem como para o vereador Soldado Fruet.

No dia seguinte, no diário oficial nº 5.130, uma nova publicação conforme Portaria nº 80340, indicava que a nomeação da esposa do Vereador Soldado Fruet, tornava-se sem efeito.

Rede Globo

Em entrevista no dia 03 de janeiro de 2025, ao vivo para a Rede Globo / Meio Dia Paraná - Foz do Iguaçu, ao ser questionado pelo jornalista Marcos Landin sobre a nomeação da esposa do Vereador Soldado Fruet, o prefeito teria dito "primeiro eu fiquei sabendo pela mídia essa informação, foi uma decisão precipitada tomada por alguém e quando tão logo soubemos foi cancelada de imediato, é de uma área jurídica, sabe que isso é o famoso nepotismo cruzado, não existe isso","Mas foi corrigido de imediato, eu não tenho nenhuma dificuldade de assumir erro, nenhuma dificuldade. Agora tenho dificuldade de permanecer no erro, tão logo que identificado será corrigido de imediato, essa humildade eu sempre terei", concluiu o prefeito General Silva e Luna.

Nepotismo

Nepotismo é o favorecimento dos vínculos de parentesco nas relações de trabalho ou emprego. O nepotismo é vedado, primeiramente, pela própria Constituição Federal, pois contraria os princípios da impessoalidade, moralidade e igualdade.

Sogra do Vereador Sidnei Prestes esta nomeada como Diretora da Fundação Cultural

Para quem não sabe, segundo entendimento jurídico, os parentes de primeiro grau são: pai, mãe e filhos. Também integram esta categoria os parentes de primeiro grau por afinidade. São eles: padrasto, madrasta, enteados, genro, nora, sogro e sogra.

Segundo o site da Câmara, o Vereador Sidnei Silva Prestes Júnior (MOBILIZA) é Mestre em Direito, Advogado e Empresário. Mas parece ter esquecido o que aprendeu na faculdade de que nepotismo é crime, ou a política faz as pessoas mudarem seus entendimentos. Segundo apurado pelo Tribuna Popular, o vereador Sidnei Prestes teria indicado a própria sogra para um cargo de chefia no poder executivo.

O Vereador Sidnei Prestes é casado com Bibiana Varella Dotto, tendo como sua sogra Ana Rita Varella Dotto, que esta nomeada pelo prefeito General Silva e Luna, desde o dia 09 de janeiro de 2025, conforme o Diário Oficial nº 5.135, Portaria nº 80393, para exercer o cargo de provimento em comissão, de Diretor de Projetos e Captação de Recursos Culturais, subordinado a Fundação Cultural de Foz do Iguaçu.

Com a comprovação do crime de nepotismo, o prefeito General Silva e Luna, bem como o Vereador Sidnei Preste e a sua sogra Ana Rita Varella Dotto, deverão responder nas esferas judiciais civilmente e criminalmente.

Como todos os envolvidos possuem nível superior, alguns deles formados em direito, não poderiam alegar desinformação jurídica sobre o caso.

Nota da PMFI

"Nepotismo: O jornalista Enrique Alliana questionou a prefeitura sobre um caso de nepotismo envolvendo a nomeação de uma servidora na Fundação Cultural. A denúncia gerou repercussão e levou o Gabinete do Prefeito a agir de imediato. Assim que tomou conhecimento do fato, determinou a adoção das providências cabíveis para apuração e correção da situação. A este jornalista, a administração reforçou o compromisso com a transparência e a moralidade no serviço público, assegurando que medidas serão tomadas sempre que necessário."

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp