Tribuna Foz - Tribuna Foz

Kalito Stoeckl intima José Elias e reforça "cortina de fumaça" em CPI do Transporte

Por Tribuna Foz dia em Notícias

Kalito Stoeckl intima José Elias e reforça "cortina de fumaça" em CPI do Transporte
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

CÂMARA

Kalito Stoeckl intima José Elias e reforça "cortina de fumaça" em CPI do Transporte

Ex-líder do prefeito trabalha para afastar suspeita de favorecimento na contratação da Viação Santa Clara por integrantes do Governo e grupo de vereadores

A segunda oitiva realizada pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apura indícios de irregularidades no contrato do Transporte Coletivo de Foz do Iguaçu será com o ex-secretário municipal da Transparência e Governança José Elias. Atual candidato a prefeito, José Elias foi responsável por coordenar o processo de caducidade que extinguiu a concessão do serviço junto ao antigo Consórcio Sorriso, em 22 de dezembro de 2021.

A próxima fase da investigação legislativa presidida pelo ex-líder de Governo de Chico Brasileiro, vereador Kalito Stoeckl, pré-candidato a prefeito, está marcada para o dia 2 de agosto, no plenário da Câmara.

Requisitado por Kalito, o depoimento é considerado "cortina de fumaça" para desviar o foco de indícios de favorecimento entre vereadores e integrantes do primeiro escalão da Prefeitura na contratação da Viação Santa Clara (Visac), que passou a operar o transporte coletivo na cidade de forma emergencial após Chico Brasileiro decretar a caducidade do contrato anterior.

Durante a primeira oitiva da CPI, em 5 de julho passado, o presidente licenciado do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Foz do Iguaçu (Sitro-FI), Dilto Vitorassi, outro pré-candidato a prefeito, denunciou que, à época da elaboração do contrato emergencial, o então diretor-presidente do Foztrans, Licério Santos, em articulação com um grupo de vereadores, teria atuado para que a empresa Visac ganhasse o certame. Em outra frente, prosseguiu Vitorassi, José Elias teria trabalhado pela vitória do Consórcio Fênix.

"Houve divergência. O Zé Elias queria a Fênix. Inclusive aqui na Câmara queria a Visac. O Zé Elias sempre expressou que a Fênix traria mais ônibus com ar condicionado. Não era essa a tese de uma comissão formada por Licério. E aí cabia ao Chico bater o martelo qual opção ele ia fazer. A opção dele, me parece, está concretizada, ele fez pela Visac", denunciou Vitorassi em sua oitiva.

Conforme possível constatar ao final do depoimento de Vitorassi, disponibilizado pela Câmara Municipal em seu canal no Youtube, ao ser informado sobre existência de uma disputa interna no Governo de Chico Brasileiro para favorecer a próxima concessionária do transporte coletivo, o vereador Kalito Stoeckl preferiu direcionar seus questionamentos para a empresa Fênix, em detrimento às suspeitas levantadas contra a empresa Visac.

"O senhor disse inclusive em um áudio que a empresa Fênix seria vencedora, ou seja, o senhor suspeitava que ela já sabia que seria a vencedora. Como que o senhor pode afirmar isso?", questionou o Kalito, ao que Vitorassi respondeu: "Era um era um jogo de cartas marcadas. Conduzido, provavelmente, por quem tinha a obrigação de zelar pelo serviço público", finalizou.

CÂMARA

Presidente da CPI foi relator de Comissão Especial que "fiscalizou" licitação suspeita

O secretário extraordinário do Transporte Coletivo Urbano, Fernando Maraninchi, foi convidado a se reunir com a comissão especial de mobilidade urbana

Após a oitiva de Dilto Vitorassi, o vereador Kalito utilizou suas redes sociais para manifestar seu descontentamento com a forma que tem sido abordado diante de seu trabalho desempenhado enquanto presidente da CPI do Transporte Coletivo.

"#CPI DO TRANSPORTE COLETIVO: a quem interessa em vésperas de Eleições Municipais? Temos ouvido essa pergunta diversas vezes, muitas delas em tom de acusação. Nossa resposta é sempre a mesma: à população! Principalmente quando o tema é de seu total interesse, como é o caso do transporte coletivo. É parte do nosso trabalho e vamos fazer com a devida seriedade e transparência", postou o parlamentar ao apresentar um resumo da oitiva de Vitorassi sem qualquer menção ao possível favorecimento à empresa Visac.

Vale destacar que à época em que a Visac venceu a licitação pós contrato emergencial, em fevereiro de 2023, Kalito foi relator da Comissão Especial de Mobilidade Urbana criada para fiscalizar a execução do serviço com a nova concessionária. A comissão era composta ainda pelos vereadores Adnan El Sayed (PSD) - presidente, e Cabo Cassol - membro.

Enquanto presidente da CPI do Transporte, o vereador Kalito não fez e não faz qualquer menção a relatoria que realizou junto à Comissão Especial de Mobilidade Urbana. Ele e os demais vereadores são suspeitos de serem os parlamentares mencionados por Vitorassi interessados na escolha da Visac dentro do Legislativo.

Esta é uma reprodução da matéria jornalística publicada no Jornal Tribuna Popular, Edição 384, páginas 4 e 5

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp