Tribuna Foz - Tribuna Foz

Por indicação do Ver. Bosco, Câmara de Foz congratula médico negacionista

Por Tribuna Foz dia em Notícias

Por indicação do Ver. Bosco, Câmara de Foz congratula médico negacionista
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

NEGATIVISTA

Por indicação do Ver. Bosco, Câmara de Foz congratula médico negacionista

O evento que é um tributo ao setor da saúde, o vereador Bosco indicou médico negacionista a vacinas

Uma cerimônia que tinha como objetivo valorizar profissionais da saúde em Foz do Iguaçu terminou marcada por críticas e constrangimento. O vereador Bosco Foz (PL) indicou o médico João Ricardo Yamasita para receber o Prêmio Profissional da Saúde, entregue pela Câmara Municipal na última quarta-feira (9). O problema: Yamasita é conhecido por posições negacionistas durante a pandemia, especialmente contrárias à vacinação e ao uso de medidas sanitárias respaldadas pela ciência.

A premiação, criada por meio da Lei Municipal nº 5.163/2022, homenageou 13 profissionais da área da saúde indicados por parlamentares da Casa. A autora da proposta, vereadora Anice Gazzaoui (PP), destacou em seu discurso a importância dos profissionais no cuidado da população. No entanto, a escolha de Yamasita desviou os holofotes e gerou desconforto entre os presentes.

Durante o evento, a médica Regina Maria Gonçalves Dias - homenageada pela vereadora Valentina Rocha (PT) - usou sua fala para rebater o negacionismo e defender a ciência. Regina reinterou "em relação as vacinas, eu sou formada a 40 anos e vi infelizmente, vi muita criança morrer de sarampo, de coqueluche, crianças com poliomielite, com sequelas dessas doenças e pessoas com difteria, e com o advento das vacinas estão todos aqui vivos, conseguimos superar isso e Foz do Iguaçu tem bons indicadores de vacina", sendo aplaudida pelo público.

Negacionista

Para quem não sabe o que é Negacionismo, é você ir contra algo que tem evidência e mesmo assim nega algo que foi muitas vezes comprovado cientificamente. Por outro lado, a verdade científica não dura para sempre. Ela pode, sim, ser derrubada, mas somente por outra verdade científica, comprovada conforme padronizações internacionais.

Impacto do negacionismo

O negacionismo as vacinas vem da prática da rejeição de evidências incontestáveis, baseadas em consenso científico e acadêmico, adeptos ao negacionismo das vacinas se aproveitam de situações delicadas, como a fragilidade emocional do público, para semear mentiras sem atentar para consequências. Quando política e rejeição à ciência andam juntas, a consequência é mortal. A pandemia no Brasil é um exemplo de que para alguns é melhor morto do que ser vacinado.

Rastro de mortos

A situação mais emblemática ocorreu durante a pandemia, quando mais de 700 mil brasileiros morreram. Durante a Comissão Parlamentar de Inquérito, em 2021, o epidemiologista Pedro Hallal afirmou que quatro em cada cinco mortes pela Covid poderiam ter sido evitadas no País se o governo, em vez de rejeitar a ciência, tivesse apoiado o uso de máscaras, feito campanhas e adquirido vacinas rapidamente. "Se estivéssemos na média mundial, 400 mil vidas teriam sido poupadas", afirmou, quando os mortos somavam meio milhão. Foi considerado exagero pelos situacionistas. No mês de maio de 2024, a revista Cadernos de Saúde Pública, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), publicou estudo identificando que os municípios com maioria de eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro tiveram proporcionalmente excesso de mortes durante o auge pandêmico.

Homenageados

Foram homenageado o médico cardiologia, Alessandro Da Costa Machado escolhida pelo vereador Adnan El Sayed (PSD), o médico endocrinologista Walid Mohamad El Safadi foi o escolhido pela vereadora Anice Gazzaoui (PP), a plantonista e uma das idealizadoras do banco de leite humano de Foz Marli Wojciechowski foi a homenageada do vereador Beni Rodrigues (PP), o médico João Ricardo Yamasita homenageado pelo parlamentar Bosco Foz (PL), o fisioterapeuta Alexandre Marcos de Paula foi o homenageado pelo vereador Dr. Ranieri Marchioro (Republicanos), a agente comunitária e técnica em enfermagem Diane Heck Gonçalves foi homenageada pelo vereador Paulo Debrito (PL), a doutora especializada em clínica médica e nefrologia, Marta Vaz Dias de Souza Boger, foi homenageada pela vereadora Professora Marcia Bachixte (MDB), o médico pediatra Camilo Antônio de Lima foi o escolhido pelo vereador Sidnei Prestes (Mobiliza), a enfermeira Janice Regina Braun foi a profissional escolhida pelo vereador Soldado Fruet (PL), a professora do curso de medicina da Unila Regina Maria Gonçalves Dias foi a escolhida pela parlamentar Valentina Rocha (PT), a pedagoga Silvana Nunes Jardim Arcanjo homenageada pela vereadora Yasmin Hachem (PV), Ana Carla Ortellado Viegas homenageada pelo vereador Evandro Ferreira (PSD) e Luciara Bedin homenageada pelo parlamentar Balbinot (PSDB).

Esta é uma reprodução da matéria jornalística publicada pelo Jornal Tribuna Popular, Edição 411, página 7, de autoria do Jornalista Enrique Alliana

 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp