Tribuna Foz - Tribuna Foz

Presidente da CPI do Transporte Coletivo direciona oitiva em favor do prefeito

Por Tribuna Foz dia em Notícias

Presidente da CPI do Transporte Coletivo direciona oitiva em favor do prefeito
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

PARCIALIDADE

Presidente da CPI do Transporte Coletivo direciona oitiva em favor do prefeito

Ex-líder de Chico Brasileiro na Câmara, Kalito Stoeckl ignora disputa de interesse com participação de vereadores e reforça questionamentos contra ex-secretário

É flagrante a parcialidade e o despreparo na condução da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Transporte Coletivo de Foz do Iguaçu. Basta assistir a íntegra da transmissão da oitiva feita com Dilto Vitorassi em 5 de julho passado e conferir com os próprios olhos.

Sob a presidência do vereador Kalito Stoeckl (PDT), ex-líder de Governo de Chico Brasileiro no Legislativo e atual pré-candidato a prefeito, a realização da primeira oitiva escancarou o direcionamento da investigação de acordo com os interesses do prefeito e do próprio parlamentar.

Ao ser questionado por Kalito sobre possível favorecimento do ex-secretário José Elias pela empresa Fênix no processo de licitação do transporte coletivo, Dilto Vitorassi afirmou que teria havido divergência de interesses entre José Elias, representantes do Foztrans e um grupo de vereadores.

"Houve divergência. O Zé Elias queria a Fênix. Inclusive aqui na Câmara queria a VISAC. Eu não sei porque de preferência por empresa quando se deveria mesmo era querer um transporte coletivo à altura que a população de Foz do Iguaçu precisa", criticou Vitorassi ao denunciar a situação.

Com atuação em Foz desde março de 2022 por meio de um contrato emergencial após José Elias determinar a caducidade do contrato com o Consórcio Sorriso, a Viação Santa Clara (VISAC) venceu o certame em fevereiro de 2023. Desde então, o serviço de transporte tem piorado a cada dia mais, o Foztrans não presta contas sobre a fiscalização e o prefeito Chico Brasileiro e sua base de vereadores agem para empurrar o problema para a nova gestão da Prefeitura.

Ao invés de buscar informações sobre o favorecimento para empresa que venceu a licitação, Kalito escolheu focar em José Elias, seu adversário na disputa pelo governo municipal.

Confira a condução de Kalito Stoeckl para direcionar a oitiva de Vitorassi:

Insistência do vereador em questionar sobre empresa que perdeu a licitação compromete CPI do Transporte Coletivo

Na reta final da oitiva, o presidente da CPI, Kalito Stoeckl, manifestou seu desejo por saber apenas questões relacionadas ao ex-secretário José Elias, em detrimento a participação do prefeito Chico Brasileiro e vereadores interessados na vitória da empresa VISAC.

Confira:

Kalito: O que leva o senhor a pensar, acreditar ou falar, inclusive que o senhor José Elias, à época secretário do Município, teria interesses ou teria puxado o gancho ou teria favorecido, gostaria de favorecer essa empresa Fênix? Da onde que a gente consegue tirar essa informação?

Vitorassi: Eu vi essa torcida que tinha claque pros dois lados. Tanto para Fênix como para Visac também.

Kalito: Mas se o senhor puder, por gentileza, essa questão do José Elias.

Vitorassi: Com a empresa Fênix seria leviano aqui estar fazendo acusações. Mas ele (José Elias) sempre expressou que a Fênix traria mais ônibus com ar condicionado, mais novos e o preço mais ou menos igual. Não era essa a tese de uma comissão formada por Licério e outros companheiros do Foztrans. E aí cabia o Chico bater o martelo qual opção ele ia fazer. A opção dele, me parece, está concretizado, ele fez pela Visac.

Kalito: Mas ainda a questão de que José Elias, à época secretário, com relação a essa empresa Fênix, o senhor tem conhecimento que ele teria ido ou foi até essa empresa visitar pegar algumas dicas?

Vitorassi: Várias pessoas fizeram turnê para São Paulo, para Curitiba e para outros lugares, conversar com a empresa. Mas eu não condeno não, porque nós precisávamos de um transporte que funcionasse.

Kalito: O senhor disse inclusive em um áudio que a empresa Fênix seria vencedora, ou seja o senhor suspeitava que ela já sabia a vencedora seria Fênix. Como, como que o senhor pode afirmar isso?

Vitorassi: Era um era um jogo de cartas marcadas já para essa empresa ganhar era um jogo de cartas. Conduzido provavelmente por quem tinha a obrigação de zelar pelo serviço público. Ao final do processo licitatório, a VISAC venceu, e José Elias deixou o governo Chico Brasileiro.

 

Esta é uma reprodução da matéria jornalística publicada no Jornal Tribuna Popular, Edição 383, página 6

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp