Tribuna Foz - Tribuna Foz

Vice-prefeito denuncia "farra dos comissionados" com Chico Brasileiro na Prefeitura

Por Tribuna Foz dia em Notícias

Vice-prefeito denuncia "farra dos comissionados" com Chico Brasileiro na Prefeitura
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

POLÍTICA

Vice-prefeito denuncia "farra dos comissionados" com Chico Brasileiro na Prefeitura

Crítico do governo, delegado Franscisco Sampaio alerta para provável reprovação das contas da Administração pelo TCE-PR

"Acabei de capturar esta tela com dados do TCE/PR! Desde abril de 2023, o prefeito Chico tem desobedecido ao limite legal máximo de despesas com pessoal. É altamente provável que as contas do Executivo sejam reprovadas, tanto pelo Tribunal de Contas como também pela Câmara de Vereadores em 2025. Tais reprovações podem acarretar consequências jurídicas significativas, incluindo inelegibilidade, sanções pecuniárias, entre outras".

Esta foi a mensagem enviada ao jornal Tribuna Popular pelo vice-prefeito de Foz do Iguaçu, Francisco Sampaio, para alertar a população iguaçuense sobre a "farra dos comissionados" na Prefeitura sob o comando de Chico Brasileiro e sua equipe.

Em pleno ano eleitoral o chefe do Executivo confirma não ter preocupação alguma com as possíveis consequências legais ao claramente descumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) que disciplina o limite de gasto público com a folha de pessoal do Município.

Sob o limite prudencial estabelecido em 51,3% e o máximo legal de 54%, dados do TCE compartilhados pelo delegado revelam que Chico tem gastado 58% para quitar despesas com o funcionalismo. Parte disso com cargos comissionados nomeados para remunerar cabos eleitorais de aliados de Brasileiro nas próximas eleições municipais.

Esta é a força da máquina pública que torna desigual a disputa eleitoral entre quem está dentro e fora de um governo. Vale destacar a tropa de choque de vereadores de Chico Brasileiro que atuam dentro da Câmara Municipal. Formada por Adnan El Sayed (PSD); Alex Meyer (PP); Anice Gazzaoui (PL); Dr. Freiras (PSD); Edivaldo Alcântara (PTB); Protetora Carol (PP); Jairo Cardoso (União); Rogério Quadros (PTB); e Yasmin Hachem (MDB), estes são os responsáveis pela situação de abandono que se encontra Foz do Iguaçu.

POLÍTICA

Francisco Sampaio já tentou barrar gastos com comissionados; Brasileiro contratou em seguida

Em 5 de dezembro de 2023 o vice-prefeito então em exercício, Francisco Sampaio, exonerou 36 assessores e duas diretoras nomeadas por Chico Brasileiro. A medida durou dois dias, até o retorno de Brasileiro à Foz do Iguaçu após viagem à China.

A justificativa de Sampaio foi o valor destinado ao pagamento de salários. "Este Poder Executivo está excedendo ao limite prudencial, imposto pela Lei de Responsabilidade Fiscal, no que diz respeito às despesas com folha de pagamento de pessoal", expôs as portarias à época das exonerações.

O Portal da Transparência informa haver 211 contratações pela prefeitura nesse regime, de assessores e secretários municipais.

Esta é uma reprodução da matéria jornalística publicada no Jornal Tribuna Popular, Edição 385, páginas 10 e 11

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp